Lagoa de Albufeira "reabre" a 4 de Junho

Lagoa de Albufeira volta a ter acesso ao mar na sexta-feira 

A Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, está interdita a banhos. A proibição foi determinada a 22 Junho pelo delegado de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo, depois de a lagoa não estar ligada ao mar há mais de uma semana. As areias da Costa de Caparica têm vindo a assorear a ligação da lagoa ao mar: as águas ficam paradas e tornam-se prejudiciais para a saúde. Nova intervenção vai acontecer no dia 4 de Julho para voltar a ligar a Lagoa ao Mar e tudo indica que alguns dias depois vai voltar a ser possível tomar banho. 


Lagoa de Albufeira continua interdita a banhos 


A Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, vai voltar a ser aberta ao mar no dia 4, sexta-feira. Esta é a terceira tentativa, este ano, para manter a ligação entre a Lagoa e o oceano, operação fundamental para regenerar as águas interiores, preservar uma zona de grande relevância em termos ambientais e garantir a qualidade das águas para a prática balnear. Os banhos estão proibidos desde o dia 22 de Junho por decisão do Delegado de Saúde para reduzir a "exposição ao risco para a saúde da população".
"Apesar de ser uma operação da responsabilidade do Ministério do Ambiente, através da Agência Portuguesa do Ambiente, é a Câmara de Sesimbra que tem garantido a abertura, com recurso ao orçamento municipal", diz a autarquia de Sesimbra em comunicado enviado ao ADN. 
Nos últimos anos, contudo, "a intervenção tem sido dificultada pelo assoreamento da chamada 'Boca da Lagoa', que não permite que o canal se mantenha aberto por muito tempo, obrigando a intervenções consecutivas", diz a autarquia. Este ano, por exemplo, a Lagoa foi aberta pela primeira vez no equinócio da primavera, como é tradição, mas pouco tempo depois voltou a fechar.
A autarquia reabriu o canal novamente em Maio, mas mais uma vez, o grande volume de areias anulou a ligação. "Estes trabalhos representam, até ao momento, uma verba de 20 mil euros do orçamento municipal, numa ação da responsabilidade do Estado, sem que haja qualquer contrapartida financeira ou logística para o município", assegura a autarquia chefiada por Augusto Pólvora.
A Câmara Municipal "alertou por várias vezes, sem sucesso, as entidades competentes para a necessidade de se proceder a um desassoreamento para evitar situações como as que ocorreram na última semana de Junho, quando a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo declarou, por três dias, a interdição da prática balnear, pelo facto de a qualidade das águas poder pôr em risco a saúde pública".
Entretanto, após a notícia desta interdição, a Câmara de Sesimbra voltou a contactar a Agência Portuguesa do Ambiente, (APA), insistindo na necessidade de uma intervenção de desassoreamento de maior vulto, obtendo da APA o compromisso de programação dessa intervenção no âmbito do novo quadro comunitário de apoio.

Bandeira Azul na Lagoa-Mar e Meco
A Lagoa de Albufeira – Mar recebeu, pela primeira vez, a Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, que premeia as praias com águas de qualidade, equipamentos, acessibilidades e serviços.
O galardão foi também hasteado na praia do Moinho de Baixo, na Aldeia do Meco. Califórnia e Ouro completam a lista de praias “azuis” do concelho de Sesimbra, em 2014.
O acontecimento contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa, e de representantes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Agência Portuguesa do Ambiente, Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e Capitania do Porto de Setúbal.
Refira-se que, para além da Bandeira Azul, que hasteia há vários anos, a praia do Moinho de Baixo foi distinguida este ano com a Bandeira de Praia Acessível, atribuída pelo Instituto Nacional de Reabilitação, por oferecer equipamentos que permitem o usufruto da praia por parte de pessoas com mobilidade reduzida.

Agência de Notícias


Comentários