Executivo do Barreiro visitou ontem freguesia do Lavradio

Câmara do Barreiro conheceu os problemas da freguesia do Lavradio 

A construção de duas rotundas na Avenida das Nacionalizações, a requalificação da Rua da Indústria, a substituição de árvores, a lavagem de passeios nos Fidalguinhos e arranjos no parque escolar da freguesia foram algumas das questões abordadas na visita à Freguesia do Lavradio realizada ontem, dia 30 de Julho, no âmbito do Projeto Municipal de Participação, Democracia, Cidadania e Comunicação, divulgou o gabinete de imprensa da Câmara do Barreiro. 

Autarcas do Barreiro visitaram freguesia do Lavradio 

O executivo municipal do Barreiro e alguns técnicos da autarquia deslocaram-se ontem à Junta de Freguesia do Lavradio, acompanhados pelo executivo daquela junta de freguesia.
A autarquia prevê "para o final do verão a construção de duas rotundas na Avenida das Nacionalizações e a requalificação da Avenida entre estas novas infraestruturas, a cargo da empresa Galp e do Parque Empresarial Baía do Tejo", disse o executivo municipal durante a visita. 
Ainda nesta Avenida, no cruzamento que dá acesso ao Pingo Doce, segundo a vereadora Sofia Martins, "está prevista a retirada dos semáforos que se encontram no local, sem qualquer uso".
Na Rua da Indústria, a empresa Lidl "irá construir novas instalações a poucos metros das atuais (onde se encontra o seu parque de estacionamento, trocando com este de local) e irá requalificar a referida rua", anunciou Rui Lopo.
As zonas com maior densidade populacional vão ser, de acordo com Sofia Martins, "objeto de intervenção por parte da autarquia no que toca à substituição de árvores e à lavagem de passeios". A Câmara do Barreiro irá, segundo informou ainda Sofia Martins, "avançar com um plano de arborização para as referidas áreas".
No Parque Infantil dos Fidalguinhos nº 2, junto à Escola Superior de Tecnologia, "será retirada a vedação, em ferro, localizada a poucos metros do mesmo. Esta estrutura deixa de fazer sentido, uma vez que, agora, o Parque tem a sua própria estrutura de proteção", revelou a autarca responsável pelas Obras Municipais, Jardins e Espaços Verdes, Rede Viária e Equipamentos Municipais.
Um dos problemas dos Fidalguinhos prende-se com falta de limpeza dos lotes privados, vazios e sem construção, pelo que Sofia Martins "considera importante a autarquia notificar os seus proprietários para a limpeza dos mesmos".
Ainda nos Fidalguinhos, o chão da Praça Eduardo José de Almeida Fernandes necessita de reparação. "A intervenção ficaria orçada em 300 mil euros. Dada a elevada quantia, a Câmara não pode intervir para já", explicou a autarca.

Barreiro investe no parque escolar 
No âmbito desta visita foram, também, referenciadas as reparações de portas e janelas da Escola nº 2 do Lavradio.
Em relação aos espaços exteriores deste estabelecimento de ensino, a câmara dispõe de um projeto, já concluído, para a construção de um campo de jogos e colocação brinquedo de parque infantil. "A obra será realizada de uma forma faseada" segundo informou Sofia Martins.
No topo da Rua 6 de Janeiro, existe um varandim que apresenta uma evidente degradação, com risco para os transeuntes. A autarquia irá estudar uma solução para o local.
Em relação ao edifício da Escola Adães Bermudes (antiga Escola Primária), a Câmara tem realizado contactos no sentido de encontrar uma entidade que a possa reabilitar e dar-lhe um uso social.
No que se refere ao Jardim Natércia Couto, vulgo Jardim da Estrela, situado ao lado da Escola, a Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio, Ana Porfírio, sugere a possibilidade "de alteração, ou reforço de espécies florais, mantendo a mesma configuração deste jardim de época".

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários