Montijo comemora chegada da primavera com poesia

Baile e poesia em destaque no inicio da primavera no Montijo

No dia 21 de Março, Montijo volta a respirar poesia! Pelo segundo ano consecutivo, a convite da Câmara do Montijo, diversos agentes da comunidade cultural montijense juntam-se e assinalam o Dia Mundial da Poesia, com a iniciativa “Respirar Poesia II – O Jardim dos Poetas”, a partir das 21h30, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida. No mesmo dia o Projeto Outros Olhares – Agenda Sénior 2014 assinala o primeiro dia de primavera com o Baile da Primavera, pelas 15 horas, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários do Montijo. 

Montijo recebe primavera com poesia 

No mesmo evento, a música, a dança e outras artes performativas vão unir-se às palavras poéticas de José Carlos Ary dos Santos, Rosa Lobato Faria, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, entre outros nomes conceituados da literatura portuguesa.
A iniciativa irá contar com a participação do Conservatório Regional de Artes do Montijo; do grupo de teatro da Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro; do Grupo Coral do Montijo; da Universidade Sénior do Montijo; da escola de artes Sinfonia & Eventos, de Diogo Godinho, escritor e vencedor do concurso de Poesia e Ficção Narrativa “Montijo Jovem 2012”, e Maria de Jesus, poetisa montijense.
Durante o dia 21 de Março, a poesia estará, também, presente na entrada do edifício dos Paços do Concelho e no hall da Junta da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, através da afixação e da entrega de poemas aos munícipes que se desloquem ao atendimento nestes edifícios.
"Envolto no aroma fresco da primavera que começa no dia 21 de Março, assinale o Dia Mundial da Poesia, mas também o Dia Internacional da Árvore e da Floresta e o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e venha interpretar, musicar e teatralizar palavras neste Jardim dos Poetas", refere fonte da autarquia do Montijo.

Baile da Primavera nos Bombeiros 
O Projeto Outros Olhares – Agenda Sénior 2014 assinala o primeiro dia de primavera com o Baile da Primavera, pelas 15 horas, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários do Montijo.
A iniciativa contará com a participação dos séniores nomeadamente das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, dos Projetos Junto de Si - Academias Sénior (Pegões e Alto-Estanqueiro/Jardia), do Gabinete Sénior e das outras Juntas de Freguesia/União de Freguesias do Concelho.
A autarquia espera a  presença de cerca de 150 idosos nesta iniciativa. Os participantes irão desfilar com roupas alusivas à nova estação, confecionadas pelos próprios. No final será eleita a Miss e o Mister primavera. A atividade será dinamizada pela animadora de eventos “Carla - Karaoke”.
"O projeto Outros Olhares, dirigido à população sénior, realiza-se desde 2008" e tem como objetivo, diz a Câmara do Montijo, "combater o isolamento social e promover um envelhecimento ativo, através da promoção de iniciativas recreativas e sessões de informação ao longo de todo o ano".

Agência de Notícias


Comentários