Montijo apresentou Agenda e Academia Sénior

Autarquia promove  programa de combate ao isolamento social

A apresentação das atividades inseridas na Agenda Sénior 2014, decorreu no dia 29 de Janeiro, no Cinema Teatro Joaquim D’Almeida, no Montijo. Este projeto dirigido à população sénior, que se realiza desde 2008, tem como objetivo combater o isolamento social e promover um envelhecimento ativo, através da promoção de iniciativas recreativas e sessões de informação ao longo de todo o ano. Ainda no âmbito dos projectos para a população idosa do concelho do Montijo, a autarquia inaugurou no último dia de Janeiro a Academia Sénior da União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia. 


Nuno Canta, presidente da câmara, quer séniores activos no concelho 

 A tarde foi marcada pelas atuações da Associação de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade, do Grupo Coral e da Oficina de Leituras, animadas do Projeto Junto de Si, do Grupo de Danças Tradicionais da Universidade Sénior e do Grupo de Cantares Alentejanos “As Ceifeiras” do Centro de Reformados e Pensionista do Montijo.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, agradeceu o trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras da autarquia, como sejam as instituições de solidariedade social e outras, que permitem desenvolver iniciativas dirigidas aos cidadãos séniores do concelho do Montijo.
“A câmara Municipal do Montijo está a cumprir uma das suas principais missões, que consiste em assumir-se como um actor de coesão social e intergeracional”, sublinhou o autarca, recordando que “1242 idosos do concelho do Montijo estão inscritos nos diferentes programas da autarquia”.
A cerimónia terminou com uma aula de ginástica com os alunos que frequentam o Projeto “Saudável 65” e todos os presentes participaram através de exercícios físicos, criando-se assim um ambiente de grande animação.

Academia Sénior no Alto Estanqueiro e Jardia 
Ainda no âmbito dos projectos para a população idosa do concelho do Montijo, a autarquia inaugurou no último dia de Janeiro a Academia Sénior da União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.
A Academia Sénior é uma das áreas chave do Projeto Junto de Si, financiado pelo PRODER e cujo principal objetivo "é criar, dinamizar, e organizar atividades culturais, recreativas, de convívio e de aprendizagem sobre diferentes temas, através de um modelo de formação não formal", diz a câmara do Montijo em comunicado.
Depois da Academia Sénior de Pegões, este novo espaço na União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro vem, assim, "reforçar a aposta da câmara na promoção e dinamização de espaços e atividades potenciadores de um envelhecimento ativo da população", diz fonte da autarquia.
A Academia Sénior destina-se a adultos com mais de 50 anos, independentemente do nível de escolaridade, com vontade de aprender e de ensinar/partilhar experiências vividas.
As atividades proporcionadas são aulas de diversas disciplinas em regime de ensino não formal, que proporcionam a aquisição de conhecimentos ao nível das novas tecnologias; permitem divulgar a história, as tradições, a cultura e arte locais; impulsionam o envolvimento dos alunos em atividades culturais, de cidadania e de lazer, incentivando as relações interpessoais entre várias gerações.
A Academia Sénior da União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia conta com as seguintes atividades: Atelier das Artes, Língua Portuguesa (Alfabetização), Informática, Desporto Sénior e Tardes do Chá, e funciona nas instalações da junta de freguesia do Alto Estanqueiro-Jardia.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários