Governo investe sete milhões na Costa de Caparica

Obras vão permitir reposição de areias nas praias da Costa 

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, garantiu na terça-feira um investimento imediato de sete milhões de euros para trabalhos de reposição de areia nas praias de São João e da Costa de Caparica, em Almada. Será colocado um milhão de metros cúbicos de areia nestes locais, a tempo do Verão. A Câmara de Almada espera que a “palavra do ministro se cumpra” e o PSD de Setúbal mostrou-se agradado com as intenções do Governo que Jorge Moreira da Silva foi anunciar na praia da Costa de Caparica. 

Praias da Costa de Caparica irão receber mais areia até ao verão 

"No caso da alimentação artificial das praias da Costa de Caparica e de São João, com um milhão de metros cúbicos de areia, trata-se de um investimento de sete milhões de euros, que terá de ser concretizado a tempo do Verão", afirmou o governante durante uma visita ao local, acompanhado pelo presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas.
Jorge Moreira da Silva reconheceu tratar-se de um "investimento fundamental para a protecção de pessoas e bens, para a valorização da actividade turística e para a criação de emprego".
A alimentação artificial da praia de S. João da Caparica – onde o cordão dunar recuou 20 metros desde o início do ano – é uma das 303 medidas previstas no Plano de Acção de Protecção e Valorização do Litoral para 2012-2015, cujo valor global de investimento ronda os 300 milhões de euros. Só para esta acção estão previstos 12,3 milhões de euros, dos quais já foram gastos 7,6 milhões de euros. O restante será investido agora.
Na terça-feira, o ministro do Ambiente defendeu que é necessário reavaliar estratégias para uma intervenção mais eficaz na defesa de pessoas e bens nos pontos mais vulneráveis da costa portuguesa, mas admitiu que neste momento já não era possível esperar mais tempo para se proceder à alimentação artificial das praias.
"A Costa de Caparica é um caso evidente da necessidade de avaliar aquilo que deve ser feito à luz de novos riscos, mas não podemos deixar de fazer a alimentação das praias para reavaliarmos a estratégia, temos de fazer as duas coisas ao mesmo tempo", disse.

Concessionários fazem “ultimato” ao Governo
As declarações do ministro seguiram-se à proposta feita pela Associação dos Apoios de Praia da Frente Urbana da Costa da Caparica, de redução do número de nadadores-salvadores de 12 para dois na próxima época balnear. Os concessionários estiveram reunidos na terça-feira de manhã com o capitão do Porto de Lisboa, a quem apresentaram uma espécie de ultimato: se não houver reposição de areias nas praias da zona norte da Costa de Caparica antes da época balnear, haverá menos nadadores-salvadores, de forma a reduzir os gastos dos concessionários.
Na visita que fez à Costa de Caparica, Jorge Moreira da Silva assegurou também que não vão faltar meios financeiros para se avançar rapidamente com outras intervenções necessárias para minimizar os prejuízos provocados pelo avanço do mar. "Estamos obrigados - e a última intempérie reforça essa necessidade - a encontrar mecanismos, no âmbito da Costa Polis [programa de regeneração urbana e valorização ambiental] e dos recursos que ainda tem, para acorrermos aos estragos que ocorreram no paredão, nos apoios de praia, no parque de estacionamento", concluiu o ministro.

PSD Setúbal satisfeito com resposta do Governo 
Deputados de Setúbal do PSD acompanharam visita 
O presidente da Distrital de Setúbal e deputado do PSD, Bruno Vitorino, lembra que este é um assunto que tem vindo a ser acompanhado e para o qual os social-democratas têm alertado.
“Estamos satisfeitos com o anúncio feito pelo ministro, sobretudo pelo facto das intervenções nas praias permitirem que as mesmas estejam em condições antes do início da época balnear”, sublinha.
Nuno Matias, deputado do PSD, defende que deve existir “uma intervenção estratégica de fundo para que a zona costeira seja assegurada”.
O deputado social-democrata salienta ainda que mais do que a importância da Sociedade CostaPolis, é a necessidade de que a Costa da Caparica “tenha um processo de requalificação estrutural e que aquilo que foi planeado possa ser concretizado”.
No final da visita, Bruno Vitorino e Nuno Matias reuniram ainda com a Associação dos Concessionários das Praias da Costa da Caparica, garantindo acompanhar a situação junto do Governo para que as soluções possam aparecer o mais rápido possível para não prejudicar a época balnear.
Importa ainda referir que os deputados do PSD Bruno Vitorino e Pedro do Ó Ramos subscreveram um Projeto de Resolução, que recomenda ao Governo que, numa perspetiva de mitigação, estude a possibilidade do recurso a medidas de urgência para responder aos estragos que resultaram das intempéries que assolaram o País no início do ano, e que simultaneamente promova com celeridade a revisão da Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira, numa ótica da prevenção e adaptação às dinâmicas do litoral do país.

Almada investe um milhão na Caparica
O presidente da Câmara de Almada afirma a disponibilidade total da autarquia para ajudar nas obras de requalificação da orla costeira do concelho, mas pediu o apoio do Governo central para salvaguardar a próxima época balnear. Joaquim Judas explica que o ministro Moreira da Silva deu “a garantia de que as obras seriam iniciadas em Abril, de forma a que no início do verão tudo estivesse em ordem”.
O autarca considera que é necessário “repor a areia nas praias, reforçar o paredão e os esporões, reconstruir os acessos às praias, e reparar os apoios de praia dos concessionários. Sem esta intervenção urgente, o impacto da destruição do mar das últimas semanas seria dramático a nível turístico”.
A autarquia vai aplicar “cerca de 1 milhão de euros para alargar o período de limpeza da praia, para fazer uma intervenção no estacionamento e a reposição do mobiliário urbano, mas também para a promoção turística através da realização de um festival de música no mês de Agosto”, garantiu o presidente da Câmara de Almada

Agência de Notícias

Comentários