Corrida da paz passa pelo distrito de Setúbal

Lisboa, Palmela e Setúbal recebem tocha da paz 

Lisboa acolhe a cerimónia de abertura da etapa europeia da “Peace Run – corrida da paz”, também conhecida por corrida da harmonia ( World Harmony Run), que tem lugar esta sexta-feira, 21 de Fevereiro, pelas 10h30, no Estádio Universitário de Lisboa. No entanto, a corrida da paz, atravessa o distrito de Setúbal no próximo fim de semana. Os presidente das câmaras de Palmela e Setúbal irão receber o símbolo da paz no próximo sábado.   

Corrida da Paz começa hoje em Lisboa e passa pelo distrito 

De acordo com um comunicado divulgado pela organização da iniciativa, “trata-se de uma corrida em estafeta na qual uma equipa transporta uma tocha, símbolo da paz”, e na qual “em cada país se visitam escolas, grupos comunitários, associações e autarquias para que a corrida chegue a todas as comunidades locais”.
A cerimónia de lançamento do percurso europeu decorre em Lisboa, no Estádio Universitário, hoje às 10:30. Com saída de Lisboa, a equipa internacional de Portugal irá passar pelo Barreiro, Seixal,  Palmela, Setúbal, Troia, Melides, Santo André e Sines (dia 22), pela Zambujeira do Mar e Aljezur (dia 23), por Lagos, Portimão, Albufeira e Vilamoura (dia 24), por Quarteira, Faro, Olhão e Castro Marim (dia 25) e por Vila Real de Santo António (dia 26).
Trata-se de um evento humanitário de cariz mundial que procura promover a paz e a compreensão internacionais. Agora na sua 3.ª década, a “Peace Run” é o maior e mais longo esforço da humanidade pela paz. A iniciativa foi fundada, em 1987, por Sri Chinmoy – atleta, filósofo, artista e poeta – que “sempre considerou o desporto como um poderoso instrumento na promoção da paz global”.
O vereador Jorge Máximo, responsável pelo pelouro do desporto do município de Lisboa, vai participar na cerimónia de lançamento e receber a “Tocha da Paz”, a qual será passada de mão em mão pela equipa internacional de corredores que a partir de Lisboa e passando por várias cidades do País, dão início a um percurso de 24 mil quilómetros através de 47 países Europeus.

Palmela e Setúbal na rota da corrida da paz 
A “Peace Run” passa ainda por Palmela, no sábado, e chega ao Castelo de Palmela às 14 horas para a entrega da Tocha da Paz ao Presidente Álvaro Amaro, em nome do Município. Segue-se um encontro com os jovens da “Questão de Equilíbrio – Associação de Educação e Inserção de Jovens”, parceiro local do evento.
A corrida da paz segue depois para a capital de distrito. Em Setúbal, a equipa de 15 atletas internacionais, proveniente de Palmela, à qual se juntam outros desportistas locais, entra na cidade às 15 horas e realiza um percurso com 4,7 quilómetros com paragem na Praça de Bocage.
Defronte dos Paços do Concelho, os corredores da Peace Run são recebidos pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, num momento de confraternização assinalado às 15h30.
Nesta paragem, está prevista uma demonstração de dança pelo grupo de utentes do projeto municipal “Desportivamente em (Re)Forma”, bem como uma pequena aula de ginástica aberta a toda a população.
A equipa de atletas segue depois em direção à frente ribeirinha, atravessando a Avenida Luísa Todi, até chegar à Doca das Fontainhas. De barco, segue até à península de Troia e prossegue o percurso da paz. A Peace Run passa depois para o litoral Alentejano (Grândola, Santiago do Cacém) e despede-se do território português em território algarvio. 
Ao longo dos anos inúmeras figuras do panorama nacional e internacional, através da participação neste evento, incentivaram e partilharam as suas esperanças e sonhos para um mundo mais harmonioso, dos quais se destacam: o Papa João Paulo II, Carl Lewis, o Presidente Nelson Mandela, a Embaixadora Ana Martinho da UNESCO Portugal, o Alpinista João Garcia, a jornalista Sandra Felgueiras, entre muitas outras individualidades.

Corrida termina em Belgrado 
A cerimónia oficial conta com a presença de representantes das entidades oficiais locais, atletas nacionais, crianças das escolas locais, a equipa internacional e o coordenador europeu, Dipavanjan Renner, partilhando entre todos os ideais de encorajamento e apoio aos outros, promovendo o trabalho de equipa e a paz no nosso dia a dia.
Todos os interessados podem participar na corrida e transportar a Tocha alguns passos, alguns metros ou alguns quilómetros ou simplesmente apoiar os corredores durante a sua passagem.
Depois da passagem por terras lusas, continua por mais 46 países europeus, como Espanha, França, Itália, Croácia, Eslovénia, Reino Unido, Áustria, Polónia, Alemanha, Suécia, Finlândia e Roménia, ao longo de mais de 24 mil quilómetros. O final está agendado para Outubro, na cidade de Belgrado, capital da Sérvia. 
A Peace Run, fundada em 1987 por Sri Chinmoy, envolveu até agora mais de 10 milhões de pessoas em 150 países. A corrida é organizada pela Associação Peace Run, e conta, em Setúbal, com os apoios da Câmara Municipal e da Associação de Atletismo Lebres do Sado.
A mensagem da Peace Run é muito simples: quando conseguimos correr juntos em paz e harmonia, então também conseguimos viver juntos em paz e amizade! Cada um de nós pode mudar o mundo - dando um exemplo vivo aos outros e dando simbolicamente o primeiro passo! É com este espírito que podemos correr com a tocha, carregá-la por alguns quilómetros ou apenas segurá-la e passá-la ao próximo - cada passo conta!

Comentários