Palmela integra Rede Cidades e Vilas de Excelência

Pinhal Novo na rede de Cidades e Vilas de Excelência 

O Município de Palmela acaba de integrar a Rede Cidades e Vilas de Excelência, dando assim início a um trabalho que visa o reconhecimento e certificação do título Cidade de Excelência em território nacional. O projecto será implementado na vila de Pinhal Novo, onde "será desenvolvido um plano de ação local, centrado nos temas da Mobilidade, Regeneração e Vitalidade Urbanas". 


Projecto será implementado na vila de Pinhal Novo 

O município de Palmela integra, a partir deste mês, a Rede “Cidade e Vilas de Excelência”, do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade. A adesão, diz fonte da câmara de Palmela, "surge na sequência do trabalho desenvolvido com o referido instituto, que se revelou muito positivo, quer na valorização técnica de propostas e planos de trabalho, quer na preparação de candidaturas a financiamentos externos".
Neste âmbito, conta nota da autarquia, "será desenvolvido um plano de ação local, centrado nos temas da Mobilidade, Regeneração e Vitalidade Urbanas". 
Neste sentido, "a vila de Pinhal Novo será o espaço urbano a ser estudado, em pormenor, e objeto de implementação das medidas que daí resultarem, num horizonte temporal de quatro anos", diz a câmara de Palmela. 
Em resultado da adesão do município a projetos desta natureza, tendo, também, como objeto de trabalho a vila de Pinhal Novo, a autarquia foi, já, distinguida, em 2007, com a Bandeira de Prata da Mobilidade, "um trabalho desenvolvido no âmbito do Plano de Eliminação de Barreiras Arquitectónicas e, em 2010, com a Bandeira de Ouro da Mobilidade, no âmbito do mesmo plano de ação, com a remoção de mais de 80 por cento das barreiras arquitetónicas existentes na vila", conclui a nota do município de Palmela.

Rede já integra 21 municípios 
A rede "Cidade e Vilas de Excelência" une, até agora, 21 municípios portugueses. Ser reconhecido como Cidade ou Vila de Excelência é "ser reconhecido pelo mérito, pelo trabalho e pela proposta e estímulo a nela habitar, trabalhar ou visitar", dizem os promotores da ideia.
"As autarquias são o motor do desenvolvimento, os gestores e empreendedores principais das cidades e vilas. Aos municípios se lança este desafio de integrar a Rede de Cidades e Vilas de Excelência com os temas do futuro próximo, num trabalho para Portugal e para a Europa 2020, com os olhos postos na qualidade de vida dos seus munícipes. Desafio do presente, do futuro, rumo à excelência 2020", lê-se na página do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, promotor da ideia. O concelho de Setúbal é uma das cidades que já integra a rede. 

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários