Dia de Reis comemorado em Setúbal

Movimento associativo canta Janeiras nos Paços do Concelho 

O grupo Toquivozes, da Sociedade Filarmónica Providência, de Vila Fresca de Azeitão, e o Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente” cantaram as Janeiras no dia 6, ao final da tarde, na câmara de Setúbal. Neste mesmo dia, o  Dia de Reis foi celebrado por uma centena de visitantes da Casa da Baía, numa iniciativa que incluiu uma mostra e degustação gastronómica, bem como um apontamento musical. 

Grupos cantam Janeiras do edifício da câmara de Setúbal  
Os 15 elementos do Toquivozes, entre vozes e instrumentos, como violas, cavaquinhos e bombos, iniciaram o encontro, na entrada dos Paços do Concelho, a desejar um Bom Ano a cantar as Janeiras.
Três temas foram interpretados pelo grupo musical de Azeitão que finalizou a atuação com o tema “Natal dos Simples”, de José Afonso, a que assistiram, entre funcionários da Autarquia e público, os vereadores André Martins e Pedro Pina.
Antes de se ouvirem três modas de cante, dedicadas ao Alentejo, ao Menino e às Janeiras, fez-se um minuto de silêncio em homenagem a um dos elementos do Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente” que faleceu no dia de Natal.
Em nome do grupo coral, um dos elementos agradeceu publicamente à autarquia a “forma digna com que se fez representar” no funeral, através do vereador do pelouro da Cultura, Pedro Pina, e da chefe da divisão de Cultura, Ana José Carvalho, num “momento tão difícil” e “em que o grupo e o cante alentejano ficaram mais pobres”.

Câmara disponível para ajudar movimento associativo 
A tradição do Dia de Reis cumpriu-se, como salientou o vice-presidente e vereador André Martins, com “momentos de encanto numa iniciativa simples mas muito significativa e importante” ao mesmo tempo que se vive uma fase tão difícil.
André Martins referiu que a iniciativa é um exemplo da “diversidade cultural do concelho”, representada pela atuação dos dois grupos, um de Azeitão e outro de Setúbal, da freguesia de S. Sebastião.
“Estamos disponíveis para fazer, junto do movimento associativo, o que está ao nosso alcance para que venham dias melhores”, mencionou, apelando ao “espírito de solidariedade e à disponibilidade para dignificar e criar melhores condições no concelho”.
O final do encontro fez-se com bolo-rei e moscatel.

Degustação e música em Dia de Reis
Casa Baía festejou dia de Reis com muita música e provas de bolo rei 
O Dia de Reis foi celebrado no dia 6, à tarde, por uma centena de visitantes da Casa da Baía, numa iniciativa que incluiu uma mostra e degustação gastronómica, bem como um apontamento musical.
Num ambiente de convívio, a tarde festiva começou com música, com os visitantes daquele espaço a assistir a uma atuação da Classic Art Piano Academy que interpretou, durante cerca de uma hora, um reportório de temas natalícios.
Depois da animação musical, houve uma mostra e degustação de bolos-reis confecionados por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, iguarias tradicionais desta quadra, preparadas com produtos locais.
A degustação das mais de duas dezenas de bolos-reis especiais preparados para esta ocasião foi acompanhada de outro sabor da região, o moscatel de Setúbal, oferecido pela Autarquia aos visitantes da Casa da Baía.
Esta iniciativa de celebração do Dia de Reis foi organizada pela câmara de Setúbal, com os apoios de Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Turismo de Portugal e Makro.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários