“Conto de Natal” impulsionou criatividade no Montijo

Bombeiros Voluntários, de Carol Louve, impressionou júri e ganha prémio  

Carolina Vargas da Silva, sob o pseudónimo de Carol Louve, foi a vencedora do primeiro concurso literário “Conto de Natal” com o conto “Bombeiros Voluntários”. A decisão do júri foi revelada numa cerimónia pública, no passado dia 10 de Janeiro, no 1.º foyer do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo. 

Nuno Canta e Serafina Martins avaliaram contos de Natal
Nuno Canta, presidente da câmara de Montijo, e o júri do concurso fizeram questão de evidenciar a qualidade do trabalho vencedor, bem como a importância deste género de concursos no desenvolvimento literário e criativos dos cidadãos.
Nuno Canta saudou todos os participantes “pelo mérito revelado e por partilharem connosco a sua escrita e criatividade que integram, certamente, valores tão próprios desta época e tão relevantes no presente como a paz, a harmonia e a solidariedade entre os homens”, evidenciou o presidente.
“Faço votos que no próximo concurso tenhamos mais participantes envolvidos, esperando que seja um contributo para desenvolver talentos e impulsionar os hábitos de leitura e de escrita que constituem ferramentas de enorme importância para o nosso desenvolvimento”, acrescentou o autarca.

Júri “rendido” à qualidade de Carol Louve
Em representação do júri, Serafina Martins, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, revelou que a decisão foi consensual e teve em conta, essencialmente, dois critérios: “o domínio de técnicas narrativas e a exaltação, como previsto nas normas do concurso, dos valores da esperança e da solidariedade”.
Sobre o conto vencedor, Serafina Martins afirmou ser uma história “dividida em três partes, três diferentes Natais ligados por uma sequência temporal. É um conto escrito de uma forma sóbria, uma escrita quase seca com frases curtas e pouco adjetivadas”.

Outros premiados
O júri decidiu, ainda, atribuir ao conto “Rua de Natal” de Jaime Pires o segundo lugar.
A vencedora foi contemplada com uma estadia de uma noite com pequeno-almoço incluído no Monte da Charca, oferecida por esta unidade hoteleira situada na freguesia de Canha, e por uma coleção de livros editados pela Câmara.
O concurso literário “Conto de Natal” foi promovido pela câmara do Montijo, com o objetivo de “promover e consolidar hábitos de leitura, de escrita criativa e de expressão literária, estimulando os munícipes a evocar o imaginário natalício e os valores da esperança e da solidariedade”, diz a autarquia em comunicado.
Para ler o conto vencedor clique AQUI .

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários