Alcácer do Sal cria centro de educação pré-escolar

Autarquia assina protocolos para financiamentos comunitários  

O presidente da câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, assinou hoje em Évora, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, dois contratos com financiamento comunitário. Trata-se do projecto que visa criar o Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer do Sal (Morgadinho) e na qualidade de presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, assinou outro contrato sobre o Projeto “Património em Rede no Desenvolvimento Sustentável”.

Vítor Proença assinou contractos esta terça-feira em Évora 

No que diz respeito ao Projeto âncora da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, CIMAL, está incluído na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do Alentejo Litoral e Costa Vicentina, designado “Património em Rede no Desenvolvimento Sustentável, tendo sido objeto de candidatura ao Inalentejo.
A candidatura integra os cinco municípios associados da CIMAL e dois municípios do Algarve; Aljezur e Vila do Bispo.
“O seu objetivo geral, visa contribuir para cumprir o objetivo estratégico estabelecido para ir ao encontro ao Programa de ação PROVERE ‘Reinventar e Descobrir, da Natureza à Cultura’, no sentido da valorização dos recursos patrimoniais endógenos do território (naturais e culturais)”, explica o município em comunicado.
Os seus objetivos específicos, pretendem: Difundir o “Atlas do Património em Rede no Desenvolvimento Sustentável” via internet, através de um WebGis; Produzir informação e cartografia de base temática para a elaboração das Cartas do Património Cultural, Diretório dos Desportos de Natureza, Vegetação, Avifauna, Biodiversidade Marinha e Geologia/Geomorfologia; Fomentar as seguintes vertentes, tornando-as num fator de desenvolvimento regional.
Relativamente ao contrato assinado pela CIMAL, Vítor Proença, que preside igualmente à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral sublinhou “a valorização do património e dos recursos naturais da região”.
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral integra os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, no distrito de Setúbal e Odemira, no distrito de Beja.

Escola do Morgadinho recebe pré-escolar
Relativamente à candidatura para a criação do Centro de Educação Pré- Escolar de Alcácer do Sal, visa a requalificação e adaptação da “Escola do Morgadinho” às necessidades e requisitos da educação Pré- Escolar.
Este novo centro “concentrará a valência de Educação pré- escolar do concelho”, explica fonte daquela câmara. Para operacionalizar os objectivos pretende-se “a criação de uma infra-estrutura que disponha de condições ajustadas a aprendizagens qualificadas e qualificantes”, lembra o chefe do executivo da autarquia de Alcácer do Sal.
Após a assinatura dos dois contratos de financiamento, Vítor Proença disse que “Alcácer do Sal deu mais um passo importante para a melhoria da educação, já que este novo executivo viabilizou com a aprovação da Carta Educativa, a requalificação da escola do Morgadinho, que após a sua recuperação irá acolher o Centro de Educação Pré- Escolar de Alcácer do Sal”.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários