Palmela celebra Dia Europeu do Enoturismo

Aposta clara na gastronomia para promover turismo

Entre 8 e 11 de Novembro, Palmela apresenta um conjunto de iniciativas para os amantes do vinho e do turismo, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, promovidas pela Rede Europeia de Cidades do Vinho e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Os Fins-de-Semana Gastronómicos do Moscatel de Setúbal também estão no fim. Com esta iniciativa, a organização encerra o ciclo 2013 do programa “Palmela – Experiências com Sabor!” que, ao longo de todo o ano, deu a conhecer os produtos locais de qualidade e estimulou a sua integração em ementas criativas e diferenciadoras. 

Vila de Palmela aposta cada vez mais no turismo 

O programa proposto pela Câmara de Palmela, em parceria com a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, integra os Fins-de-Semana Gastronómicos do Moscatel de Setúbal, um Curso de Vinhos, um Circuito Enoturístico, um concerto de música em ambiente de adega, visitas e provas de vinhos e típica celebração do S. Martinho, entre outros. Trata-se de uma oportunidade privilegiada para passar um fim-de-semana em Palmela, com as suas paisagens deslumbrantes, em tons de outono, e aprofundar os conhecimentos sobre os vinhos da Península de Setúbal e os produtos locais de qualidade. Descontos e promoções exclusivos para utentes do Palmela Tourist Card.
Na sua quinta edição, as comemorações do Dia Europeu do Enoturismo reúnem setenta cidades e rotas de vinho europeias no objetivo comum de valorização dos seus territórios enquanto ativos económicos, estimulando o turismo associado ao mundo do vinho.
O vereador do Turismo do Município de Palmela, Luís Miguel Calha, realça a importância da “parceria estreita que o Município e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal estabeleceram com a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e, mais recentemente, com a Rede Europeia de Cidades do Vinho, potenciando a criação de escala para a nossa oferta enoturística e levando, cada vez mais longe, o nome do concelho, da região e dos seus produtos diferenciadores”, diz Luís Miguel Calha.
Toda a programação do evento pode ser consultada AQUI.

Fins-de-Semana Gastronómicos chegam ao fim
Enoturismo e gastronomia estão a promover concelho 
Os Fins-de-Semana Gastronómicos do Moscatel de Setúbal estão a chegar ao fim. Realizam-se este fim de semana [8 a 10 de Novembro) e terminam no próximo fim de semana. Aderiram a esta edição vinte e três restaurantes (cinco pela primeira vez), número recorde desde o arranque do projeto, em 2010. Desde então, foram apresentadas ao público 364 sugestões gastronómicas, entre pratos principais e sobremesas – a maioria, criada propositadamente para os Fins-de-Semana Gastronómicos – constituindo-se como uma adição preciosa para o receituário regional.
Com esta iniciativa, a organização encerra o ciclo 2013 do programa “Palmela – Experiências com Sabor!” que, ao longo de todo o ano, deu a conhecer os produtos locais de qualidade e estimulou a sua integração em ementas criativas e diferenciadoras. Trata-se, segundo fonte da autarquia de Palmela, “de um trabalho de fundo na promoção e na inovação da gastronomia local e no fortalecimento de parcerias com os agentes económicos do setor da restauração, com vista a projetar as potencialidades turísticas do concelho de Palmela”.
Queijo de Azeitão, vinho, fruta de Palmela, Moscatel de Setúbal e, pela primeira vez, a Sopa Caramela, foram os principais produtos em destaque. A este propósito, o vereador Luís Miguel Calha afirma que “a gastronomia e os nossos magníficos vinhos são uma âncora de desenvolvimento para um turismo sustentado no concelho de Palmela” e recorda a grande aposta do Município “na promoção deste produto turístico, dada a sua importância na qualificação da oferta na restauração e na hotelaria”.
O vereador do Turismo, salienta, ainda, a grande satisfação que é, para a Câmara Municipal, “a adesão crescente dos restaurantes a uma iniciativa que, esperamos, nos surpreenda pela positiva, uma vez mais”, concluí Luís Miguel Calha.
Os utentes do Palmela Tourist Card usufruem de descontos e promoções especiais nos estabelecimentos aderentes. Mais informação sobre as vantagens deste cartão gratuito e a listagem completa de participantes pode ser consultada AQUI.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários