ENA apresentou projectos para poupar energia

Estratégia com mais ambiente em Setúbal, Palmela e Sesimbra 

A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida apresentou no dia 13, perante um auditório cheio da Casa da Baía, em Setúbal, um conjunto de projetos em desenvolvimento na área ambiental para os próximos anos. Apresentação do projeto YAECI,destinado à otimização da informação nas etiquetas energéticas sobre eletrodomésticos à venda em estabelecimentos comerciais e separação dos óleos alimentares usados foram das principais novidades do evento.

Agência de Energia da Arrábida apresentou projectos para 2014

O presidente do conselho de administração da agência e vereador do Ambiente da Câmara de Setúbal, Manuel Pisco, sublinhou que o encontro teve como finalidade não só “dar a conhecer as atividades em desenvolvimento pela ENA, mas também juntar profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados ao setor”.
Manuel Pisco salientou que o Ambiente “é uma área que começou por ser apenas uma moda, mas é hoje uma moda que pegou, fazendo parte, inclusivamente, das atuais normas comunitárias”.
O presidente da ENA frisou que se avizinha a abertura de uma nova janela de apoios por parte da Comissão Europeia no setor ambiental, nomeadamente através do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, com fundos comunitários a distribuir no período de 2014 a 2020, “para os quais é de extrema importância ter as candidaturas preparadas”.
Antes do início dos trabalhos, Manuel Pisco assinou ainda um protocolo de cooperação entre a ENA e a ADENE – Agência para a Energia, com o objetivo de desenvolver estratégias de sustentabilidade, envolvendo áreas como o património e a reabilitação urbana, a divulgação de informação ambiental e o uso energético adequado em edifícios públicos.

Etiquetas indicadoras do consumo energético dos eletrodomésticos
Durante a sessão foi apresentado o projeto YAECI, sigla anglófona para “Yearley Appliance Energy Costs Indication”, destinado à otimização da informação nas etiquetas energéticas sobre eletrodomésticos à venda em estabelecimentos comerciais.
Orlando Paraíba, da ENA, destacou que o projeto comunitário, do qual a agência da Arrábida é parceira, está em curso desde 2012 e destina-se a melhorar ao consumidor o conteúdo informativo das etiquetas indicadoras do consumo energético dos eletrodomésticos.
O YAECI, “que está agora a sair para a rua”, terminando em 2015, resume-se à tradução para euros do valor do consumo de um aparelho, atualmente expresso em kilowatts.
Em implementação nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, municípios onde a ENA atua, o YAECI conta com as parcerias da Auchan e da Rádio Popular, empresas que disponibilizam um total de 69 lojas para o projeto.
“Se traduzirmos os kilowatts para euros, é muito mais fácil para o consumidor entender a dimensão da poupança na aquisição de um eletrodoméstico ao fim de um ou dois anos. Afinal, falamos a um dos órgãos mais importantes do corpo humano: o bolso”, sintetizou Rui Pedro, representante da Rádio Popular.
A expectativa para o YAECI é “que o conceito prevaleça no mercado depois de o projeto terminar”, concluiu Orlando Paraíba.

Separação dos óleos alimentares usados
ENA quer melhorar eficácia energética em Palmela, Sesimbra e Setúbal
O primeiro período de trabalhos do encontro terminou com a apresentação do Recoil, uma iniciativa desenvolvida com apoios comunitários e da qual a ENA é a coordenadora nacional, criada com o objetivo de transformar os óleos alimentares usados na produção de biodiesel.
“Com este projeto matamos dois coelhos com uma cajadada. Aproveitamos resíduos ambientais e transformamos em combustível. Além disso, o Recoil também está a ter o mérito de contribuir para o desenvolvimento da economia local, criando postos de trabalho”, frisou Orlando Paraíba.
O representante da ENA salientou que o Recoil, iniciado em 2012, foi alvo de um trabalho muito grande de investigação e estudo dos dados estatísticos recolhidos.
Através do projeto, tem-se incentivado a população e estabelecimentos comerciais a separar os óleos alimentares usados para os depositar em contentores próprios de forma a que, posteriormente, sejam reconvertidos em biodiesel.
Os dados iniciais apontam para um elevado esforço e sensibilidade das pessoas aderentes em relação ao projeto, tendo, todavia, sido detetadas algumas questões relacionadas com vazamentos dos depósitos domésticos.
Para quem ainda não pratica a separação dos óleos alimentares usados, “o esgoto continua a ser o alvo preferencial das pessoas”, indicou Orlando Paraíba, facto que, além de representar um desperdício de recursos energéticos, tem fortes consequências ambientais, nomeadamente na poluição das águas e no entupimento da rede de esgotos.
“Já a decorrer em Palmela, muito em breve será possível e comum ver em Setúbal e Sesimbra campanhas de sensibilização para o projeto”, acrescentou o representante da ENA.

Seminário em Palmela a 28 e 29 de Novembro
Até ao final dos trabalhos foi apresentada a matriz energética dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra e divulgados o Observatório Energético e os projetos a candidatar no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2013-2014, promovido pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Na sessão, que esgotou o auditório da Casa da Baía e na qual participaram profissionais do setor do ambiente e representantes da comunidade escolar, foi lançado o evento “Energia para a sustentabilidade local, apoios e desafios para o período 2014-2020”, seminário agendado para os dias 28 e 29, em Palmela, onde participará o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, entre outros. 

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários