Corta Mato cidade da Amora realizou-se domingo


Rui Silva e Carla Salomé Rocha triunfam na Amora

Rui Pedro Silva (Benfica) e Carla Salomé Rocha (Sporting) foram os vencedores do 24.º Crosse Cidade de Amora, mas enquanto a sportinguista, no final, demonstrava o seu entusiasmo, o benfiquista não garantia a presença no Europeu e criticava fortemente a Federação.

Câmara do Seixal organizou 24ª edição do Corta Mato Cidade da Amora 

“Corri a maratona há duas semanas e esse era o meu grande objetivo. Vim a este crosse de seleção porque estava em Lisboa para a apresentação do meu clube e aproveitei”, explicou, no final, o folgado (17 segundos) vencedor, que esteve isolado desde a primeira volta.
“Agora irei falar com o meu treinador [João Campos], para decidirmos se vale a pena ir ao Europeu [8 de Dezembro], tanto mais que o único apoio que recebo é o do meu clube [Benfica]. A Federação não me liga nem me apoia. Nem a mim nem aos outros”, afirmou ainda Rui Pedro Silva, que se queixou de não haver qualquer apoio médico federativo no Porto, onde se treina, e de ninguém da Federação lhe ter perguntado se pensava ir ao Europeu, depois de ter corrido a Maratona do Porto e o Corta Mato da Amora. “Vamos ver se vale a pena participar no Europeu…”, acrescentou o atleta, que já tem programadas presenças na S. Silvestre do Porto, Madeira e Amadora.

Salomé Rocha  ganha prova feminina 
Atleta do Sporting ganha prova feminina 
Na principal prova feminina, Salomé Rocha, que a meio da prova se isolou de Catarina Ribeiro (que havia ganho em Torres Vedras), ganhou igualmente com larga vantagem (20 segundos sobre esta e 29 sobre Anália Rosa). “Há uma semana a prova que fiz em França correu muito bem e hoje [ontem] receei não estar recuperada. Mas tudo correu bem. O início foi bastante forte, com a Catarina Ribeiro, minha colega de treino, e depois tentei não quebrar o ritmo”, contou a sportinguista, muito cautelosa relativamente ao Europeu. “Se for selecionada, o objetivo será tentar ajudar a equipa, já que, como sénior de 1.º ano ainda, não posso ter grandes projetos individuais”, acrescentou.
Duas curiosidades mais: Vanessa Fernandes estreou-se depois de renovar pelo Benfica, mas está ainda longe da forma: foi 12.ª, a mais de dois minutos da vencedora. Paulo Guerra correu a prova de veteranos, tendo sido segundo.

Prova reúne melhores atletas
A prova que reuniu os melhores especialistas nacionais da modalidade, decorreu sob o olhar atento de técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo que, no Parque do Serrado selecionaram a equipa nacional de seniores que irá competir no Campeonato Europeu a realizar-se este ano em Belgrado (Sérvia), no dia 8 de Dezembro.
O Corta-Mato está inserido no calendário de provas do Troféu de Atletismo do Concelho do Seixal e “enquadra-se nos princípios orientadores do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo que tem como objetivos promover a prática massiva do desporto, através da corrida ao ar livre em plena natureza; popularizar a prática da corrida de longa distância como variante desportiva acessível a todos; contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e combater o sedentarismo inerente ao atual modelo de vida”, diz a autarquia do Seixal.
A Câmara do Seixal e a Junta de Freguesia de Amora organizaram o corta-mato, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação de Atletismo de Setúbal e do Movimento Associativo Concelhio.

Agência de Notícias 

Comentários