Banco de Portugal aguarda classificação em Setúbal

Estado abre processo para classificar antiga sede do Banco de Portugal em Setúbal 

O antigo edifício do Banco de Portugal localizado em Setúbal, recuperado recentemente pela Câmara Municipal, no qual funciona uma galeria de exposições, está em vias de classificação pelo Estado.
Antiga sede do Banco de Portugal foi requalificada pela autarquia 

A Direção-Geral do Património Cultural determinou a abertura do procedimento administrativo relativo à classificação do antigo edifício do Banco de Portugal, localizado na Avenida Luísa Todi, de forma a determinar uma das três tipologias possíveis de interesse: nacional, público e municipal.
Até que seja decidido o tipo de classificação, o imóvel integra uma zona geral de proteção de 50 metros, contados a partir dos seus limites externos, o que impõe um conjunto de cuidados especiais e restrições nessa área de intervenção, nomeadamente no que respeita à autorização para a realização de obras.
A decisão de abertura de classificação tem por fundamento o facto de o edifício ser “um notável exemplar da arquitetura financeira, com uma linguagem eclética decorativa, de desenho neoclássico revivalista, carregado de um elevado conjunto de ‘sabor afrancesado”, refere a Direção-Geral do Património Cultural.
O documento de abertura de procedimento considera que o imóvel assume“um protagonismo particular na história e cultura setubalense como objeto de referência no panorama arquitetónico da cidade, não só dos elegantes e auspiciosos anos 30, mas de todo o século XX”.
O antigo edifício do Banco de Portugal, datado do primeiro quartel do século XX, da autoria do arquiteto Arnaldo Adães Bermudes, foi adquirido pela Câmara Municipal de Setúbal que o recuperou para o transformar num equipamento cultural.
As obras realizadas permitiram a reabertura do imóvel a 15 de Setembro, Dia da Cidade, com uma galeria municipal que acolhe a mostra “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”. A exposição é composta por peças de arte sacra, com especial destaque para o retábulo de pintura da Igreja do Convento de Jesus, do século XVI, arte contemporânea e achados arqueológicos.
O processo de classificação do imóvel da Direção-Geral do Património Cultural, pode ser consultado na AQUI.

Agência de Notícias 

Comentários