Barreiro mostra Práticas de Prevenção de Resíduos

Projecto envolveu duas centenas de alunos nas escolas do concelho

Entre 16 e 24 de Novembro a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos foi assinalada pela Câmara do Barreiro, através de várias ações levadas a cabo pelas divisões de Sustentabilidade Ambiental e de Higiene Urbana do Município. As atividades, dirigidas ao 3º e 4º ano do 1º ciclo, resultaram no envolvimento de cerca de 200 alunos de três escolas do Concelho do Barreiro.

Crianças do Barreiro aprendem práticas de prevenção de resíduos 

“Reduzir, reutilizar e reciclar” foram as palavras que serviram de mote à realização de workshops de sensibilização e que despertaram os alunos para a problemática dos resíduos. Na ação “Dá um sorriso ao teu lixo”, os mais novos deram largas à imaginação e criaram ‘novos’ objetos a partir da reutilização, designadamente, de tampinhas e de garrafas de plástico, diz fonte da Câmara do Barreiro.
O processo da separação de resíduos para reciclagem, foi outro dos temas abordados como forma de alertar para a problemática do excesso de produção de resíduos. A ideia de que todos devemos contribuir para reduzir a produção diária de lixo teve demonstração prática quando, no âmbito da ação de sensibilização “A Recolha Vai à Escola”, os alunos observaram in loco o processo diário de recolha dos resíduos sólidos urbanos por parte dos serviços da Autarquia.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é um projeto apoiado pelo Programa da Comissão Europeia «LIFE+» que visa sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular para a prevenção da sua produção, motivando a responsabilidade em cada cidadão.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários