Palmela disponibilizou Matriz da Água

Município aumentou consumo de água em 2012  

No dia 1 de Outubro data em que se assinalou o Dia Nacional da Água, a Câmara Municipal de Palmela disponibilizou a Matriz da Água 2012. Segundo dados da autarquia, o município dispõe de cerca de 570 quilómetros de rede de distribuição de água, com uma taxa de cobertura de 100 por cento nos aglomerados populacionais e de 97 por cento para a generalidade do concelho.

Água chega a 100 por cento dos aglomerados urbanos do concelho

O documento apresenta o desempenho do concelho de Palmela relativamente ao recurso água, durante o ano de 2012, disponibilizando informação acerca dos principais fluxos de entrada e saída de água, tipos de consumos e utilizadores, bem como a caraterização geral dos sistemas de abastecimento de água e de drenagem.
Em articulação com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AIA – Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal e pelo Observatório da Água para a Península de Setúbal (nomeadamente, o estudo sobre o aquífero da Península de Setúbal e o Estudo de Conceção Geral do Sistema Intermunicipal de Abastecimento de Água em Alta da Península de Setúbal), “a Matriz da Água do concelho de Palmela contribuirá para a definição de estratégias no setor, aos níveis local e regional, promotoras da sustentabilidade da gestão da água”, explica fonte da autarquia de Palmela.

A matriz da água em Palmela
Em 2012 Palmela acrescentou 2317 metro à rede de abastecimento 
O concelho de Palmela - com 62.831 habitantes, distribuídos numa área de 466,2 quilómetros quadrados - dispõe de cerca de 570 quilómetros de rede de distribuição de água, com uma taxa de cobertura de 100 por cento nos aglomerados populacionais e de 97 por cento para a generalidade do concelho. O abastecimento de água é assegurado pela existência de 36 captações de água subterrâneas, 24 instalações de tratamento de água e 27 reservatórios, totalizando uma capacidade de armazenamento de 27.680 metros cúbicos.
Em 2012, registou-se um acréscimo de 2.317 metros na rede de abastecimento de água, tendo sido executados 89 novos ramais de ligação à rede pública de abastecimento. Relativamente ao sistema de drenagem de águas residuais em baixa, explorado pelos serviços municipais, é constituído por 193 quilómetros de rede, 19 Estações Elevatórias e duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) compactas. A rede em alta compreende 54 quilómetros de emissários, 11Estações Elevatórias e sete ETAR em exploração pela empresa multimunicipal Simarsul. Em 2012, foram executados 3.532 metros de rede de drenagem e 44 novos ramais de ligação.

Declarações 
Assinalando-se a 1 de Outubro o Dia Nacional da Água, os Municípios associados na AIA - Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal, decidiram, como já vem sendo hábito, emitir uma Declaração Conjunta sobre o assunto, tendo presente as competências que às autarquias estão atribuídas em matéria de abastecimento público às populações.

Clique AQUI para ver a Matriz da Água 2012
Clique AQUI para ver a Declaração


Agência de Notícias

Comentários