Montijo lança concurso para prevenir violência doméstica

Concurso “Não Esconder. Não Calar. AGIR!” para escolas do Montijo 

A Câmara do Montijo, no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de Novembro) irá realizar um concurso intitulado “Não Esconder. Não Calar. AGIR!” dirigido a alunos do ensino secundário e profissional do concelho do Montijo.

Alunos das escolas de Montijo convidados a fazer videoclip 

Aos participantes será lançado o desafio da realização de um spot de vídeo sobre a prevenção da violência doméstica e/ou namoro. O concurso tem como objetivo consciencializar os jovens e contribuir para a educação relativa aos direitos humanos e às relações não violentas.
Cada escola será responsável pela recolha dos trabalhos e entrega dos mesmos, para avaliação do júri, na Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção de Saúde, da Câmara Municipal do Montijo, até dia 31 de Outubro.
O Júri, composto por um representante de cada escola participante e um membro da Câmara Municipal, irá eleger os 3 melhores trabalhos de acordo com os critérios de criatividade, originalidade e coerência temática.
Os 3 vencedores vão receber vales de compras no valor de 75, 50 e 25 euros, distribuídos, respetivamente, aos 1º, 2º e 3º lugares. O spot vencedor será exibido no site e no canal Youtube da Câmara Municipal do Montijo. Os spots premiados poderão ser ainda, utilizados pela promotora do evento em campanhas de prevenção da violência de género.
O spot vencedor será anunciado a 26 de Novembro, em sessão pública, no foyer do Cinema Teatro Joaquim d´ Almeida onde serão exibidos os spots premiados e entregues os prémios.
Recorde-se que, segundo o Observatório das Mulheres Assassinadas, grupo de trabalho da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), em 2012, quarenta mulheres foram assassinadas e na forma tentada, registaram-se vinte e oito tentativas de homicídio. Até ano já se registaram até à última sexta-feira, 25 homicídios.  


Agência de Notícias 

Comentários