Empresa de Pinhal Novo despede 60 trabalhadores

Electro-Arco avança para despedimento colectivo já para a semana

A multinacional Lincoln Electric vai proceder ao despedimento coletivo de metade dos 120 trabalhadores da empresa Electro-Arco, no Pinhal Novo, concelho de Palmela, disse hoje à Lusa fonte do Sindicato Nacional da Indústria e da Energia (Sindel).

Empresa encerra secção de produção de fio Mig-Mag e despede 60

Segundo a dirigente nacional Rosa Maria Fernandes, o despedimento foi comunicado aos trabalhadores da empresa de material para soldadura na passada sexta-feira, com efeitos já a partir do início da próxima semana, estando agendado o início da fase de negociações prevista no Código de Trabalho para a próxima segunda-feira, onde a  Comissão Representativa dos Trabalhadores, constituída por 5 elementos, far-se-á acompanhar por Rosa Maria Fernandes, perito do SINDEL – Sindicato Nacional da Indústria e da Energia.
A decisão foi justificada pela empresa com o encerramento da secção de produção do fio MIG-MAG, mantendo-se apenas em operação a secção de produção de elétrodos.
Em declarações à agência Lusa, Rosa Maria Fernandes adiantou que os 60 trabalhadores atingidos pelo despedimento coletivo têm uma média de 50 anos de idade e uma formação "muito específica" na área, onde laboravam "há mais de 30 anos", o que dificultará o acesso a um novo emprego.
"É uma especialização única no país, são, sobretudo, operadores de máquinas muito específicas", disse a sindicalista.
Neste contexto, a comissão representativa dos trabalhadores mandatada para negociar o despedimento irá "tentar que a empresa considere todo o esforço que o capital humano deu à casa", defendendo o pagamento de uma indemnização superior ao mínimo previsto na lei.
Até porque, frisou a dirigente sindical, "a empresa não faliu", resultando o despedimento coletivo de "uma opção estratégica e de mercado".

A funcionar desde 1937
Sedeada no Pinhal Novo, em Palmela, a Electro-Arco pertence há cerca de 20 anos ao grupo norte-americano Lincoln Electric, que, segundo o sindicato, possui uma forte presença nos EUA e na Europa, tendo a sua sede europeia instalada em Barcelona.
A fundação da Electro-Arco remonta, contudo, a 1937, altura em que surgiu enquanto pequena empresa familiar de capitais portugueses.

Agência de Notícias



Comentários