Autarcas do Barreiro visitam património do concelho

“Faz parte da nossa missão preservar este património”, diz Carlos Humberto

 “Barreiro, um Património com História” foi o mote para a “visita simbólica” realizada, ontem, dia 29 de Outubro, pelo executivo e por técnicos da Câmara do Barreiro, a locais emblemáticos do Património do Barreiro, designadamente o “Museu da Indústria”, o “Espaço L”, [antiga estação do Lavradio], a “Estação Sul e Sueste” e as antigas instalações de indústrias de secagem do bacalhau, em Santo André.

Autarcas do Barreiro visitaram locais de interesse patrimonial

Sérgio Saraiva e Sardinha Pereira, da Administração da Baía do Tejo, gestora da Quimiparque – Parque Empresarial do Barreiro –, receberam a comitiva municipal no Museu da Indústria, o primeiro local visitado.
Carlos Humberto, presidente da câmara municipal, agradeceu à Administração os investimentos que tem vindo a fazer no Património que gere e sublinhou “o respeito que temos pelo nosso Património e pelo nosso passado. Queremos que o Património do Concelho venha a fazer parte do nosso futuro”.
Do ponto de vista do desenvolvimento económico, defendeu que possam existir, no futuro, “pequenos nichos que podem vir a valorizar a nossa Terra do ponto de vista industrial e ferroviário”, disse o chefe do executivo municipal ao site da câmara do Barreiro.
Carlos Humberto, destacou ainda, as várias diligências realizadas pela Autarquia junto da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (T-LVT), no sentido de promover o Património.
“Faz parte da nossa missão preservar este património”, disse o presidente. No âmbito de um trabalho continuado, foram feitos investimentos, entre os quais na Casa da Cultura e no Bairro de Santa Bárbara, permitindo que aqui se fixem mais empresas.
Em relação ao Museu, Sardinha Pereira revelou que este tem tido uma maior procura por parte dos diversos públicos.

Antiga estação do Lavradio é polo cultural
As antigas instalações da Estação de Comboios do Lavradio são agora nomeadas de “Espaço L”. Na visita ao local, a Vereadora Regina Janeiro responsável pelo pelouro da Cultura, agradeceu o trabalho das associações na preservação desta antiga estação de caminho-de-ferro, desejando que no local se desenvolva “uma atividade cultural que possa atrair pessoas oriundas de outros concelhos”.
De referir que a “Associação – Património, Memória e Futuro”, “Associação de Coletividades do Concelho do Barreiro”, os “Amigos dos Comboios” e o “Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro” gerem este espaço, ao abrigo de um protocolo estabelecido com a REFER. Segundo Regina Janeiro, está a ser preparado um trabalho de parceria com estes grupos e as escolas do Concelho.
Em representação das associações, Manuel Fernandes e Júlio Dias destacaram o “grande desafio” que desde o início enfrentaram, perante o abandono do Património Ferroviário. “A nossa ideia foi a de unir vontades e trabalho, no sentido de preservar este Património material e imaterial”.
Ainda sem revelar quais, adiantaram que estão já pensadas para o local, algumas iniciativas para breve.
Recordou que na última edição do “Dia B”, o armazém adjacente à estação foi objeto de pintura e limpeza.

Preservar a Estação Sul e Sueste
Antiga estação do Barreiro B foi um dos locais visitados pelos autarcas 
Na Estação de Caminho-de-Ferro Sul e Sueste, datada de 1884, um dos marcos do Património Ferroviário do Barreiro, o Presidente da autarquia salientou o estudo de soluções para o desenvolvimento e regeneração do Património Ferroviário realizado pelo grupo de trabalho constituído pelo Município, CP – Comboios de Portugal; REFER; Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos; IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), e Museu Nacional Ferroviário.
Segundo Carlos Humberto, em articulação com as entidades CP, EMEF e REFER “temos de encontrar sinergias” e, adiantou que a autarquia “está disponível para uma parceria no sentido de preservar este Património”.
Informou, ainda, que a Direção Geral do Património Cultural tem vindo a dialogar com a CMB, no âmbito do processo de Classificação a atribuir a algumas infraestruturas ferroviárias.

Seca de Bacalhau na Azinheira Velha
Relíquias da Seca do Bacalhau atraiu atenções dos autarcas 

A visita finalizou nas antigas instalações de indústrias de secagem do bacalhau, em Santo André, na Azinheira Velha – Parceria Geral de Pescarias, fundada em 1891, hoje propriedade da empresa “Bensaúde S.A”.
Em representação da empresa, Hélder Claro recebeu a comitiva e mostrou pequenas “relíquias” ligadas à atividade piscatória, como por exemplo todo o mobiliário e material de escritório, diários de bordo, entre outras coisas.
Regina Janeiro referiu o interesse da Autarquia em firmar uma parceria com a “Bensaúde S.A”, no âmbito da “Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro”.
De salientar que estas visitas do Executivo têm lugar no âmbito de contactos e reuniões realizadas, nos primeiros dias do novo mandato, com diversas entidades com o objetivo de aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre as matérias do interesse do Concelho e, em simultâneo, incrementar a proximidade e a relação institucional.

Agência de Notícias


Comentários