Alcochete apresentou Plano Municipal Sénior

Plano para conhecer a realidade do idoso do concelho
A Câmara de Alcochete apresentou no dia 1 de Outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Idoso, numa sessão pública que decorreu no Fórum Cultural de Alcochete, onde estiveram presentes seniores do Concelho, além de membros do CLAS – Conselho Local de Acção Social, o Plano Municipal Sénior. 

Alcochete lançou Plano Municipal Sénior 

Este Plano assenta numa metodologia participativa que permitiu obter junto dos seniores do Concelho, as suas preocupações, necessidades e aspirações, de forma a envolvê-los neste Plano Municipal Sénior, que tem como objectivo conceber acções e/ou projectos, promotores do bem estar da população sénior ao longo de todo o processo de envelhecimento.
Nesta tarde foram apresentadas um conjunto de ideias com vista a melhorar a qualidade de vida dos séniores, referiu o Vereador Paulo Alves Machado que acrescentou: “a verdade é que desde que nascemos caminhamos para sermos velhos, e velhos com dignidade, com qualidade de vida e com respeito”.
“Há muito tempo que a Câmara de Alcochete se preocupa com estas questões e muitos dos presentes sabem como têm sido, ao longo destes anos, o conjunto de actividades que a Autarquia tem desenvolvido para a população sénior, de forma a vos proporcionar uma vida activa e que contribua para a vossa felicidade”, sublinhou Paulo Alves Machado.

Autarquia apresentou estudo
A técnica do município, Patrícia Caetano, apresentou o resultado do estudo relativo aos indicadores de bem-estar da população sénior e o plano de actividades para 2014, este último resultante da concertação de esforços das entidades públicas e privadas do Concelho e do processo de identificação das principais necessidades por parte dos destinatários respectivos.
Na elaboração do Plano estiveram envolvidos 150 seniores de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 57 e 90 anos, residentes nas zonas rural e urbana, bem como os institucionalizados na valência de Centro de Dia.
Seguiu-se uma conversa entre todos os presentes que partilharam algumas das suas experiências da vida sénior, a solidão, assim como a partilha do tempo entre os seniores, algumas preocupações e formas de melhorar algumas situações.
O CLEVA – Clube de Leitura em Voz Alta de Alcochete - também esteve presente com a leitura de poemas em voz alta, por alguns dos seus membros, um momento precedido pela apresentação da Andante - Associação Artística, por Cristina Paiva e Fernando Ladeira.
O Grupo de Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo encerrou com um momento musical esta tarde de comemoração do Dia Mundial do Idoso.

Agência de Notícias

Comentários