Água de excelente qualidade em municípios de Setúbal

Investimento das autarquias na qualidade da água está a dar frutos

Os serviços de abastecimento de Almada, Barreiro, Moita, Montijo e Setúbal foram distinguidos com o selo de "Qualidade exemplar da água para consumo humano" pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Os municípios receberam o prémio por terem uma avaliação igual ou superior a 98 por cento, de acordo com os dados analisados por esta entidade no último ano. Autarcas de Montijo, Moita, Almada e Barreiro falam em “investimento” e salientam a importância da população “saber o que consome”.  

Agua do distrito de Setúbal ganha prémio de qualidade 

A ERSAR destaca que "o panorama nacional da qualidade da água destinada ao consumo humano tem revelado nos últimos anos que em Portugal a água da torneira é de confiança". "No entanto, impunha-se a distinção daquelas entidades que, dentro de um universo que garante 98 por cento de água segura, se distinguem pela excelência", acrescenta a entidade nacional reguladora.
Os serviços recebem o selo e um certificado que poderão ser usados em complemento à imagem institucional, nomeadamente no sítio da Internet, comunicações e publicidade, entre outras aplicações, "associando-lhe assim uma marca única identificativa da qualidade do serviço prestado aos utilizadores".

Autarcas “satisfeitos” com qualidade
“Um reconhecimento do trabalho que o município tem vindo a fazer” na gestão da rede pública de abastecimento de água, é como Sofia Martins, vereadora na Câmara do Barreiro, vê a atribuição do Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano 2013 ao município. Para Sofia Martins, “a água do concelho é agradável para beber e com imensas qualidades”. A vereadora adianta que todos os anos são realizadas muitas análises para verificar a qualidade de água e existe um controlo por parte da autarquia que torna “possível conseguir bons resultados”.
Carlos Santos, vereador da Moita, salienta a importância da população “saber o que consome” e adianta que a câmara da Moita vai continuar a investir “no sentido de as pessoas continuarem a sentirem-se seguras quando abrem a torneira”.
Nuno Canta, vereador [e recém eleito presidente] na câmara do Montijo, realça que, para ter uma água de qualidade, “é necessário muito trabalho e investimento ao nível das redes”. O autarca reforça a importância “de uma entidade pública ter uma água de excelente qualidade” e considera importante a população saber que a água do município passou com cem por cento em todas as análises, sendo “muito boa para consumo”.
 “Há algum tempo que a água de Almada é valorizada e controlada do ponto de vista químico”, salienta José Gonçalves. O autarca de Almada adianta que isso se deve ao cuidado de renovação regular da rede pública, o que tem garantido ao município “manter esse padrão de qualidade”. O vereador realça que este ano “investiu-se mais de quinze milhões de euros na reparação das redes e controlo de qualidade da água”.

Conferência da Água em Novembro
A 8.ª Expo Conferência da Água, realiza-se nos próximos dias 26 e 27 de Novembro, em Oeiras, e pretende assinalar a entrega dos "Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos", projecto conjunto da ERSAR e do jornal Água&Ambiente. Ao todo, a ERSAR distingue 61 municípios com o selo de confiança.


Agência de Notícias 

Comentários