Europa Nostra visita obras do Convento de Jesus

Jóia manuelina está a ganhar nova vida depois de séculos de esquecimento

A definição de um plano financeiro especial de apoio à recuperação integral do Convento de Jesus motivou uma visita realizada ontem, em Setúbal, por responsáveis da organização Europa Nostra e do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Obras do Convento de Jesus seguem a bom ritmo 

“Este é um passo determinante para a concretização de uma obra que todos queremos ver realizada”, destacou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, à saída de uma reunião de trabalho realizada ontem à tarde nos Paços do Concelho com a comitiva de responsáveis europeus.
Participam ainda neste conjunto de visitas e reuniões de trabalho, programa que prossegue amanhã em Lisboa, Hugo O’Neill, presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas, proponente da candidatura do Convento de Jesus à Europa Nostra, e representantes da Secretaria de Estado da Cultura e do Centro Nacional de Cultura.
Maria das Dores Meira adiantou que a deslocação da comitiva europeia serve para, em conjunto com todos os intervenientes, “debater modelos de financiamento e definir a participação do Estado na execução do plano de financiamento para a execução da obra de reabilitação global do Convento de Jesus”.
Convicta da atribuição de um financiamento especial de apoio à recuperação total deste monumento, a presidente  assinalou que, “se tudo correr como planeado, estando todos os projetos concluídos, a obra pode avançar em 2014”.

3 milhões e 200 mil euros de investimento
A visita ao Convento de Jesus deixou os elementos da Europa Nostra e do BEI “muito agradados e impressionados com o trabalho já realizado na joia manuelina”, sublinhou a autarca, referindo-se à obra atualmente em curso no monumento nacional, assumida pelo município de Setúbal, que se destina a suster a degradação e a permitir a abertura parcial ao público.
Esta intervenção representa um investimento global de três milhões e 200 mil euros, com comparticipação de fundos comunitários com uma taxa de 65 por cento, através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.
A Autarquia chamou a si a liderança deste processo após receber, por protocolo, a posição de beneficiário da candidatura que pertencia ao IGESPAR, por este instituto da Administração Central, atualmente integrado na Direção-Geral do Património Cultural, alegar incapacidade orçamental.
“Aproveitar os fundos comunitários para avançar com uma obra para suster a degradação do imóvel foi uma oportunidade única que a Câmara de Setúbal não hesitou em agarrar”, afirmou Maria das Dores Meira, vincando que “é com o sacrifício dos setubalenses que uma intervenção da responsabilidade do Poder Central é assegurada”.

Intervenção “muito ambiciosa” no Convento  
Convento de Jesus irá receber novas valências depois das obras 
No final da reunião de trabalho, Guy Clausse, do Banco Europeu de Investimento, mostrou-se “francamente impressionado com as obras em curso e com o potencial do Convento de Jesus”, reforçando que o objetivo principal “passa agora por melhorar ainda mais o estatuto do projeto” apresentado.
O porta-voz da comitiva da Europa Nostra e do BEI, programa que integrou, em Junho, o edifício do século XV numa lista restrita de sete monumentos europeus ameaçados, adiantou que esta visita serviu para “fazer uma análise técnica do projeto e melhorar as possibilidades de financiamento do projeto, sobretudo ao nível do novo QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional]”.
A importância histórica e arquitetónica do imóvel foi fundamental para a decisão – a única votada por unanimidade – de incluir o monumento nacional neste programa especial da Europa Nostra, apoiado pelo Banco Europeu de Investimento, que visa a recuperação de património em risco.
Guy Clausse afirmou que o projeto apresentado traduz uma intervenção “muito ambiciosa e com uma boa base”, que necessita de um grande investimento com “várias fontes de financiamento”, adiantando que o relatório da avaliação conduzida no Convento de Jesus deverá ser apresentado em Novembro.

Estado nada fez pelo património
Na parte da manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a comitiva do programa Europa Nostra e do BEI inteirou-se das linhas gerais do projeto de reabilitação do Convento de Jesus e ficou a conhecer um pouco da história do monumento, assim como algumas das peças mais emblemáticas que integram o acervo do Museu de Setúbal.
“Esta é uma obra de reconhecido valor patrimonial e histórico”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, destacando o “enorme esforço e empenho da Autarquia para a concretização deste projeto, uma responsabilidade que deveria ser assumida pelo Estado”.
Hugo O’Neill destacou a riqueza patrimonial de Setúbal e vincou a importância do Convento de Jesus. “É um monumento fantástico que conta histórias maravilhosas. É uma pena que tenha chegado a este estado de perigo”, assinalou, confiante num futuro auspicioso para a jóia manuelina.
“Estou radiante com o facto de a Europa Nostra ter demonstrado tamanho interesse no Convento de Jesus”, frisou o presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas, para enaltecer a “qualidade da equipa”.


Agência de Notícias 

Comentários