Alvalade Medieval atraiu milhares de pessoas

Vila mergulhou na sua própria história

 

Entre 20 e 23 de Setembro, Alvalade, em Santiago do Cacém, distinguiu-se pela animação, com arraiais e arruadas pelas ruas do burgo, numa recriação histórica da entrega do Foral Manuelino a Alvalade.

Milhares de pessoas visitaram Feira Medieval de Alvalade  

O evento Alvalade Medieval constitui uma das maiores iniciativas do género realizadas no Alentejo Litoral, trazendo, ano apos ano, milhares de visitantes à Vila, que num clima amistoso vivem momentos de convívio únicos. Esta iniciativa é organizada pelas várias instituições da freguesia e pela população em geral, que se une em jornadas de trabalho para dias antes do evento tudo estar de acordo com a época quinhentista.
Os três dias de festa incluíram, entre outras iniciativas, o cortejo régio, arraias e torneios a cavalo. Este ano, o evento deu especial atenção à comunidade judaica: durante os festejos, houve orações e observaram-se os rituais alimentares koshers.
O rabi menor julgou um diferendo entre dois judeus por causa de um contencioso de terras. Aplicada a justiça, segundo a lei mosaica, pelo rabi, os judeus cantaram e dançaram, segundo as tradições sefarditas da península hispânica. Os visitantes assistiram também à encenação de um casamento judaico.
A Igreja da Misericórdia recebeu uma exposição dos alunos do Agrupamento de Escolas de Alvalade Arménio Lança sobre a época retratada e também está patente ao público, durante o ano, a exposição renovada sobre o Posto de Culturas Regadas D. Manuel de Castello Branco – Aprender primeiro, para ensinar depois.


Agência de Notícias 

Comentários