Moita dá a conhecer o património natural

Visite o Sítio das Marinhas e dê uma volta pelo Tejo no “O Boa Viagem”

Conhecer a história do sal no concelho da Moita e na região, o seu processo de extração e outras curiosidades sobre a ecologia do estuário, os invertebrados do Tejo, os peixes e as aves é a sugestão da Câmara l da Moita para as tardes de todos os sábados do mês de Agosto – 10, 17, 24 e 31 –, através de uma visita ao Sítio das Marinhas – Centro de Interpretação Ambiental, entre as 15 e as 19 horas. Em paralelo, durante o mês de Agosto, as viagens pelo Tejo do Varino O Boa Viagem, não param. Basta escolher a data que mais lhe convier e disfrutar de bons momentos no rio Tejo, a bordo de uma embarcação tradicional.


Moita convida a conhecer o seu património natural em Agosto 

O Sítio da Marinhas – Centro de Interpretação Ambiental encontra-se localizado num território de reconhecido valor ecológico e arqueológico, pela riqueza da diversidade do meio, no que se refere à avifauna e às características particulares da ocupação e modelação humana, junto à estrada do Rosário.
De acordo com fonte da Câmara da Moita, este é “um equipamento singular, no âmbito da preservação e promoção do património cultural e natural, pela perspetiva integrada que apresenta da história e do ambiente, do homem e do território, de um espaço humanizado, com a reconstrução de muralhas e de uma salina em perfeito equilíbrio com uma paisagem de marés, de salgados e sapais, de diversidade animal e vegetal, inspirado e ancorado no estuário do Tejo, que pode ser desfrutado de forma lúdica”.
O Centro de Interpretação comporta uma exposição interior, uma exposição exterior em circuito ambiental e uma marinha recuperada e refuncionalizada, no âmbito da Operação de Valorização da Zona Ribeirinha – Da Caldeira da Moita à Praia do Rosário. Tem como missão específica a promoção da ação educativa, no âmbito da sensibilização ambiental e patrimonial, e integra-se no Programa Municipal de Preservação e Valorização da Cultura Marítima.

O Boa Viagem sem paragens em Agosto
Viagens do O Boa Viagem continuam até Outubro no Tejo 
Agosto é o mês em que o varino municipal “O Boa Viagem” tem mais passeios fluviais agendados: no total, são doze, entre o dia 8 e 31 de Agosto Basta escolher a data que mais lhe convier e disfrutar de bons momentos no rio Tejo, a bordo de uma embarcação tradicional.
Os passeios fluviais realizam-se com o número mínimo de quinze pessoas e máximo de quarenta e sete. O embarque e desembarque são realizados no Cais da Moita. Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo da Câmara Municipal da Moita, na Rua Machado Santos nº.35, de segunda a sexta-feira, das 9:30h às 12:30h e das 14 às 18 horas.
As reservas podem ser efetuadas um mês antes da data do passeio, através de telefone 21 085 23 40 ou de e-mail sec.turismo@mail.cm-moita.pt . Os bilhetes terão de ser levantados oito dias antes da realização do passeio, no Posto de Turismo, sob pena de serem cancelados. Nestes casos, os bilhetes não confirmados passarão imediatamente para as pessoas que estão em lista de espera.
Até Outubro, o varino municipal “O Boa Viagem” continuará a dar um colorido diferente às águas do Tejo, nos vários passeios já agendados (calendário disponível para consulta em www.cm-moita.pt). Participe e aprecie as caraterísticas únicas dos barcos típicos do Tejo e conheça o concelho da Moita de uma perspetiva diferente.

Passeios fluviais em Agosto:
- 9 de Agosto, das 16:00h às 19:00h
- 12 de Agosto, das 18:00h às 21:00h
- 13 de Agosto, das 19:00h às 21:30h
- 14 de Agosto, das 9:00h às 20:30h
- 22 de Agosto, das 15:00h às 18:00h
- 23 de Agosto, das 16:00h às 19:00h
- 26 de Agosto, das 8:00h às 20:00h
- 27 de Agosto, das 18:00h às 21:30h
- 28 de Agosto, das 9:00h às 20:30h
- 30 de Agosto, das 10:30 às 12:30h
- 31 de Agosto, das 11:00h às 14:00h

Agência de Notícias 

Comentários