Santiago do Cacém distribuiu medalhas de mérito

Município de Santiago do Cacém entregou 37 condecorações 

Reconhecimento e emoção. Duas palavras que traduzem a noite do dia 24 de Julho no Parque Verde da Quinta do Chafariz em Santiago do Cacém, que registou uma enchente para acompanhar a Cerimónia de Entrega de Condecorações do Município, naquele que foi o ponto alto das comemorações do Dia do Município. A Assembleia e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém atribuíram um total de 34 Medalhas de Mérito (sendo uma a título póstumo) e três Medalhas de Honra, num total de 37 condecorações.

Aurea, uma das personalidades medalhadas em Santiago do Cacém  

A cantora Aurea foi uma das agraciadas pela Câmara de Santiago do Cacém com a medalha de honra do município, numa cerimónia que decorreu no Parque Verde da cidade e que juntou mais de uma centena de pessoas.
A voz de ‘Scratch My Back’ nasceu em Santiago do Cacém, mas cedo seguiu o seu percurso pessoal e profissional com o concelho alentejano na memória.
"É um prazer estar na cidade que me viu nascer e esta homenagem deixa-me muito contente, assim como serve de incentivo para continuar a trabalhar”, adiantou a cantora, de 25 anos.  Aurea fechou as comemorações do dia do município num concerto em Vila Nova de Santo André, a 26 de Julho.

“Todos os galardoados marcaram a diferença”
Entre as personalidades agraciadas com a medalha de mérito, outro dos destaques vai para a apresentadora da SIC Vanessa Oliveira, que residiu neste município. Mas houve mais…
Na sua intervenção de abertura, Vitor Proença sublinhou o“significado muito especial” deste ato público solene, “o último enquanto Presidente da Câmara de Santiago do Cacém”, manifestando a convicção de que ”todos os galardoados marcaram a diferença” e que “contribuíram ou contribuem para um concelho mais próspero, justo, fraterno e solidário, onde todos são cada vez mais capazes de realizar o seu potencial e de se elevar a novos horizontes”, manifestando “um profundo e sentido reconhecimento” aos condecorados.
Manuel Amaro Figueira, em representação da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL), considerou a condecoração “um estímulo para o futuro, para continuar o trabalho realizado em prol do desenvolvimento económico e social do Concelho de Santiago do Cacém e do Litoral Alentejano”.
Já Sérgio Pereira Bento, distinguido pelo seu longo percurso como professor e autarca - caracterizado pela competência e retidão - sublinhou o facto da medalha simbolizar o resultado de “um trabalho coletivo”, que o ex-Presidente da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém fez questão de “partilhar com a família e com todos os colegas autarcas” que o acompanharam ao longo de quase 30 anos, homenageando mesmo, no seu discurso, alguns autarcas já falecidos.
Durante a noite foram galardoadas personalidades ou entidades dignas de reconhecimento público nas mais diversas áreas: ensino, medicina, desporto, gestão e empreendedorismo, poder local, cultura, comunicação, música, teatro, associativismo, atividade económica, proteção civil e apoio social.
A noite foi abrilhantada por momentos musicais de qualidade, com as participações da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística, Orquestra da Escola Municipal de Música de Santiago do Cacém, Escola da Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho e dos corais Galp Energia e Harmonia, que em conjunto juntaram 60 coralistas em palco e encerraram em beleza uma noite de grande emoção.

- Medalhas de Mérito individuais:
Arménio Lança (título póstumo), Acácio Cortes Cabrita, Ana Filipa Alves Rodrigues dos Santos, António Pereira da Silva, Armando Victor Rodrigues Climas, Armando Francisco Monteiro Pereira, Bruno José Peixoto Gonçalves Pereira, Carlos Alberto Chaves Simões, Carlos Alberto Ferreira de Sousa, David Oliveira Gorgulho, Fernando Manuel Rebelo Malão, Ferrer Olímpio Candeias de Carvalho, Henrique Mateus Vilhena, João Carlos Meneses da Silva, Joaquim António Gonçalves, Joaquim José Susano Rosa Pereira, José António Lourenço Fernandes, José António Mourão de Oliveira Malho, José Luís Assunção, José Manuel Guerreiro Neves, José Raposo Nobre, Luís Martins da Silva, Manuel Ramos Penedo, Paula Alexandra Pereira da Costa Simões, Pedro Miguel Ramos, Rúben Gamito, Samuel Julião, Vanessa Oliveira.

- Medalhas de Mérito coletivas:
Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, Coral do Clube Galp Energia, Hotel D. Nuno, Restaurante Chez Daniel, Restaurante Covas, Restaurante O Solar do Canudo e Quinta da Cilha.

Agência de Notícias


Comentários