“Momento histórico” para a Lagoa de Albufeira

Assembleia Municipal de Sesimbra aprova Plano de Urbanização da Lagoa de Albufeira 

 “Estamos a viver um momento histórico”. Foi esta a reação da presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, Odete Graça, após a aprovação, por unanimidade, do Plano de Urbanização da Lagoa de Albufeira (PULA), pela Assembleia Municipal que ainda aprovou  o Plano de Pormenor do Parque Empresarial e Tecnológico a Carrasqueira e uma recomendação ao executivo municipal proposta pela 10ª Assembleia Municipal de Jovens que se realiza no concelho de Sesimbra. 

Lagoa de Albufeira já tem plano de urbanização 

A aprovação do documento mereceu um forte aplauso por parte dos deputados, moradores e representantes de comissões de administração de Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) da Lagoa de Albufeira, que fizeram questão de marcar presença num acontecimento há muito esperado, que culmina um processo iniciado há 13 anos, e que só foi possível levar a bom porto com o empenho dos moradores e da Câmara de Sesimbra. 
“Se não fosse a predisposição dos proprietários, o empenho das Comissões de Administração, e a determinação da autarquia não estaríamos hoje aqui a aprovar este plano, que fará da Lagoa um grande exemplo de reconversão urbanística”, destacou o presidente da câmara, Augusto Pólvora, lembrando as dificuldades e os entraves que foram surgindo durante a elaboração do PULA, sobretudo devido à publicação de diversos instrumentos de gestão do território que obrigaram a sucessivas alterações.
A mesma satisfação foi partilhada por José Alexandrino, coordenador do Projeto Municipal das AUGI, que apresentou um historial do desenvolvimento da Lagoa desde os anos 80 do século XX até à atualidade, tendo afirmado que o plano “é hoje uma realidade graças ao empenho de todos”. Já João Raposo, arquiteto coordenador da revisão do Plano, centrou-se nos aspetos técnicos e destacou a dinâmica das pessoas que, afirmou, “foi fundamental para que as coisas se concretizassem”.

Parque Empresarial e Tecnológico a Carrasqueira com plano de pormenor
A sessão ficou ainda marcada pela aprovação do Plano de Pormenor do Parque Empresarial e Tecnológico a Carrasqueira, que também sofreu várias contingências, mas que agora permitirá a Sesimbra ter uma área com condições e boas acessibilidade, onde várias empresas se poderão instalar. Um processo que, como sublinhou o presidente da autarquia, “contou com a colaboração da Herdade da Mesquita”, proprietária do terreno, e que foi coordenado pelo arquiteto Paulo Braula Reis, que deu a conhecer o plano.
Nesta sessão a Assembleia Municipal aprovou ainda as propostas da 10.ª Assembleia Municipal de Jovens, previamente apresentadas pelos alunos aos deputados, e foram remetidas à Câmara de Sesimbra em forma de recomendação.
Para além destes pontos, a Assembleia Municipal aprovou uma saudação às escolas, professores e alunos no âmbito da 10ª Assembleia Municipal de Jovens, uma saudação ao treinador sesimbrense Luís Sénica, pela conquista da Liga Europeia de hóquei em patins, ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, e uma moção que defende o fim das políticas recessivas que estão a afetar as famílias e a economia do país.


Agência de Notícias 

Comentários