Militares ajudam a limpar a Arrábida

Exército previne fogos na Serra da Arrábida

Um destacamento do Regimento de Engenharia n.º 1 do Exército está a realizar trabalhos de limpeza e de beneficiação de caminhos rurais no concelho de Setúbal, na zona do Parque Natural da Arrábida, como medida de prevenção de incêndios. 

Exército abre caminhos na Arrábida para prevenir risco de fogo 

A intervenção resulta de um protocolo de colaboração celebrado no início de Junho entre a Câmara de Setúbal  e aquela unidade do Exército com o objetivo de se proceder a um conjunto de trabalhos de limpeza e à abertura e correção de caminhos e trilhos rurais de acesso a viaturas de socorro, numa extensão de 27 quilómetros.
Nas zonas dos vales dos Picheleiros e do Alambre encontra-se cerca de uma dezena de homens do Regimento de Engenharia n.º 1, além de maquinaria pesada, como retroescavadoras, cilindros e camiões, que, além das intervenções já referidas, vão ainda regularizar pisos em terra batida, colocar revestimento de estradas com tout venant regado e compactado.

O vereador da Câmara de Setúbal, Carlos Rabaçal, e o comandante daquela unidade militar, o coronel Nisa Pato, acompanharam hoje os trabalhos em curso.
Os planos de trabalho contemplam, ainda, a limpeza e desmatação, assim como a execução e reparação de valetas e taludes.
O protocolo prevê a intervenção num total de 16 locais, incluindo o desmonte de terras no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas e a desmatação de uma área de canavial na Estrada de Palmela.
As ações agora a decorrer em Picheleiros e no Alambre, no Parque Natural da Arrábida, foram consideradas prioritárias devido à atual época de fogos.
O acordo de colaboração, que define a conclusão de todos os trabalhos até ao final do primeiro semestre de 2014, representa um investimento para a Autarquia no valor de cinco mil euros.


Agência de Notícias 

Comentários