Ciclovias de Setúbal devolvem cidade aos ciclistas

Autarquia concluiu mais 8km de ciclovia. Oposição aplaude mas deixa reparos

As novas ciclovias de Setúbal, com extensão de oito quilómetros nas estradas dentro da cidade, surgem para retirar a preponderância que o automóvel ganhou na cidade em detrimento das bicicletas e outros veículos sem motor, diz a Câmara local. A oposição aplaude a ideia do executivo comunista mas deixa reparos. “Em muitos lugares não há espaço para ciclista e automóvel circular em simultâneo, pelo que tal pode resultar em acidentes graves”, explica o vereador socialista.

Setúbal reforçou rede de ciclovias na cidade 

André Martins, vereador do urbanismo na autarquia de Setúbal, refere que “nos troços onde a ciclovia e a faixa de rodagem não permitem a circulação em simultâneo da bicicleta e do automóvel, é a primeira a ter prioridade”.
“Desde o início das cidades que as bicicletas, peões e as carroças puxadas a cavalo dominavam os troços mas o carro rapidamente se impôs no espaço público”, frisa André Martins. Com esta medida, a Câmara Municipal pretende promover o espírito de segurança e respeito rodoviário ao reservar um espaço próprio para os ciclistas usufruírem das vias urbanas em total harmonia com os restantes veículos.

Aquém das expectativas diz o PS
 A faixa, com cerca de um metro de largura e atualmente com oito quilómetros de extensão, tem como principal objetivo dar maior visibilidade aos ciclistas nas diferentes vias da cidade. Esta faixa é pintada sempre na margem direita das vias, correspondendo às indicações do Código da Estrada para a circulação de ciclistas em rodovias e está a ser implementada faseadamente.
 António Caracol, vereador socialista na autarquia, entende que a iniciativa tomada pelo executivo CDU é bem vinda para o concelho mas pode ficar aquém das expetativas. “Em muitos lugares não há espaço para ciclista e automóvel circular em simultâneo, pelo que tal pode resultar em acidentes graves”, explica o vereador socialista.


Agência de Notícias 

Comentários