Barreiro reforça apoio à educação

Câmara distribui dinheiro pelas escolas do concelho do Barreiro 

A Câmara Municipal do Barreiro aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária privada, a atribuição de subsídios nas áreas da Educação e da Intervenção Social. Desta forma, foram destinatários destas atribuições as escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância da Rede Pública, a RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, Crl, e o Agrupamento de Escolas da Quinta Nova da Telha. 

Barreiro já prepara próximo ano lectivo 

Segundo o site oficial da Autarquia do Barreiro, o executivo “considera uma prioridade o apetrechamento e a modernização das escolas”. De acordo com fonte da câmara do Barreiro, os “subsídios atribuídos permitem aos estabelecimentos de ensino do Concelho reunir as condições indispensáveis ao desenvolvimento eficaz do processo educativo”.
Assim foi aprovada a atribuição da segunda tranche do subsídio anual, no valor de 75 euros por turma, num total de 13 mil 875 euros. O Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva  receberá 900 euros, o Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho,  2 mil 550 euros. O Agrupamento de Escolas do Barreiro,  1.725 euros. O Agrupamento de Escolas Padre Abílio Mendes, 2.025 euros. O Agrupamento de Escolas Quinta da Lomba, 1.650 euros.
Para o Agrupamento de Escolas Quinta Nova da Telha vai  2.175 euros, enquanto que para o Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca, chegam 2.850euros dos cofres da autarquia.

Rumo com 35 mil euros
No âmbito do acordo de cooperação do pré-escolar, estabelecido entre a Autarquia e a DREL, a Câmara Municipal do Barreiro deliberou pela atribuição de um subsídio no valor de 35 mil euros à RUMO, referente ao pagamento de salários de Julho, Agosto e Setembro de 2013.
Refira-se que, dentro das competências que lhe estão atribuídas em relação ao ensino público, a autarquia “estabeleceu um protocolo com a RUMO que visa a gestão dos serviços dos Auxiliares de Ação Educativa nos Jardins de Infância do Concelho do Barreiro. Assim, e para que esta entidade possa proceder ao pagamento dos referidos vencimentos esta atribuição foi unânime”, diz fonte do executivo.

Subsídio de Alimentação
Relativamente à área da Ação Social Escolar, foi proposta a atribuição de subsídio de alimentação ao Agrupamento de Escolas Quinta Nova da Telha, relativo aos alunos de quatro turmas do 1º Ciclo a funcionarem na sede do Agrupamento.
“O período das refeições corresponde ao mês de maio de 2013 e o valor global do subsídio a atribuir é de 1.672 euros”, diz o texto da proposta.
Refira-se que esta atribuição de subsídio resulta do “Programa de Generalização das Refeições Escolares dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico”, estabelecido entre a Autarquia e a DREL, sendo que a contribuição da DREL é de 39 cêntimos por cada refeição.


Agência de Notícias 

Comentários