Barreiro realiza campo de férias na Mata da Machada

Autarquia dá desconto a famílias carenciadas em campos de férias

O Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina está a promover campos de férias para todas as crianças dos 6 aos 12 anos, tendo este ano prestado atenção às famílias mais carenciadas, para quem o valor de inscrição é mais baixo face ao ano passado.

Barreiro baixa custos para famílias carenciadas em campo de férias  

Olga Paredes, vereadora do ambiente na Câmara do Barreiro, diz que “este campo de férias oferece às crianças vários tipos de atividades lúdicas, sempre com a componente da educação ambiental em mente”.
“Todas as crianças divertem-se imenso na Mata da Machada e quando é altura dos pais virem buscá-las, estão muito cansadas devido ao grande dia que tiveram”, conta a autarca.
Os Campos de Férias de Verão 2013 decorrem desde o princípio deste mês a 6 de Setembro e funcionam com um máximo de 30 e um mínimo de 15 participantes, sendo que na próxima quinzena ainda existem seis vagas em aberto.
O horário de funcionamento é das 08h30 às 17h30 e cada participante terá de se deslocar até ao Centro de Educação Ambiental pelos seus próprios meios. Finda a primeira quinzena do campo de férias, o ponto alto registou-se na quarta-feira, com o pernoitar na Escola dos Fuzileiros, atividade que “todas as crianças gostaram muito”. Olga Paredes garante o “contato permanente das crianças com a natureza ao mesmo tempo que se divertem”.

Vagas para instituições
No âmbito da responsabilidade social da autarquia barreirense, o Campo de Férias da Mata da Machada oferece cinco vagas por quinzena a uma instituição do concelho, sendo o Instituto dos Ferroviários o beneficiado. A Casa dos Rapazes também vai ter direito às mesmas vagas para as atividades dirigidas às crianças. O preço de inscrição para cada criança ronda os 136 euros, pelo que este ano, uma família que queira inscrever duas crianças, terá um desconto de 20 por cento para a segunda.
De acordo com a responsável da pasta do ambiente da Câmara do Barreiro, “todos os descontos apresentados este anos surgem não só no sentido da “consciência das dificuldades por que todas as famílias passam” mas também com o objetivo de “aumentar a procura às atividades desenvolvidas na Mata da Machada”. O campo de férias adotou ainda o sistema que se usa nas escolas públicas de ação social (SASE) para as famílias mais desfavorecidas. A criança que pertence primeiro escalão do SASE paga 34,15 euros, no segundo paga 68,30 e no terceiro 102,45 euros.


Agência de Notícias 

Comentários