Almada ultrapassou concentração de ozono

Níveis anormais de ozono preocupam autoridades

O valor de concentração do ozono foi ultrapassado nesta quinta-feira no Laranjeiro, Almada, e na Quinta do Marquês, Oeiras, atingindo valores considerados poluentes, indicou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT).

Nível máximo de concentração de ozono foi ultrapassado ontem 

Segundo a CCDRLVT, as estações de medição da qualidade do ar revelaram que, naquelas localidades, os valores ultrapassaram o limite estipulado de 180 microgramas por metro cúbico. No Laranjeiro, o valor de concentração do ozono atingiu os 182 microgramas por metro cúbico entre as 15 e as 16 horas, tendo o mesmo valor sido registado na Quinta do Marquês entre as 14 e as 16 horas.
“Para os valores de concentração observados, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis tais como crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas”, indica a CCDRLVT.
Segundo aquela entidade, a exposição a este poluente afecta essencialmente “as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos”.


Agência de Notícias 

Comentários