Setúbal avaliada pela Rede de Cidades Interculturais

Avaliação chega ao município sadino em Setembro 

A avaliação feita pela Rede de Cidades Interculturais a Setúbal, pela sua integração neste grupo restrito de municípios que vêem no aspeto da multi culturalidade o que os define será conhecida em Setembro.
 
Em Setembro Setúbal conhece resultados da avaliação da rede 

Conceição Loureiro, chefe de divisão da Inclusão Social na Câmara de Setúbal, admite que “enquanto município intercultural, há o desejo de trabalhar mais e melhor sobre as questões que permitem melhorar a qualidade de vida”.
“As expetativas em relação ao relatório formulado pela Rede de Cidades Interculturais são grandes, já que pode trazer um melhor investimento em know how ou a possível deslocação de recursos”, conta Conceição Loureiro.
A visita de especialistas da rede a Setúbal vai resultar num relatório que deve estar pronto em agosto para ser entregue à autarquia em meados de Setembro com algumas recomendações para o melhor funcionamento das instituições setubalenses.

Cidadania e urbanismo na linha da frente
Participação cidadã e o urbanismo são as áreas que merecem mais atenção por parte da Rede de Cidades Interculturais, pelo que “o envolvimento e a coesão entre todos os agentes locais responsáveis pela atuação no tecido urbano é espantoso em Setúbal”, declara Francisco Empis, coordenador da Rede Portuguesa de Cidades Interculturais. Honestidade e transparência são as palavras usadas por este coordenador no diálogo que teve com as instituições, já que “muitas vezes o que uns dizem ser os problemas não são o que outros entendem”.
Daniel Torres, do conselho europeu da Rede de Cidades Interculturais, assume o discurso político existente em setúbal semelhante ao de outras grandes cidades como Barcelona, mas vê a necessidade de “trabalhar em rede para facilitar a colaboração e melhorar as políticas, projetos e os próprios discursos”. A necessidade de adequar políticas nacionais ao contexto local é uma das preocupações que esta rede aborda, “já que cada cidade é diferente e tem as suas próprias exigências”.

Agência de Notícias


Comentários