Portucel considerada melhor empresa da Europa

Três milhões para investir na prevenção dos fogos florestais

O grupo Portucel Soporcel foi considerado a melhor Empresa da Europa pelo “European Business Awards” (EBA), distinguindo assim o desempenho do Grupo durante o ano de 2012, bem como a sua capacidade de inovação. A Fabrica de Setúbal que se dedica à produção e comercialização de papéis de escritório, informou hoje que este ano vai investir mais de três milhões de euros na prevenção e apoio ao combate de incêndios florestais em Portugal.

EBA distingue empresa de Setúbal como "melhor da Europa" 

Esta distinção representa um incentivo para prosseguir o caminho que o Grupo tem vindo a percorrer e que o levou a transformar uma visão ambiciosa em realidade, concretizando um plano de investimentos superior a mil milhões de euros, concentrado no período compreendido entre 2008 e 2010”, explica a administração da fábrica de Setúbal.
“O Grupo vai continuar a aprofundar as bases de sustentabilidade do seu negócio, procurando ser inovador e cada vez mais eficiente”, revela fonte da administração. A mesma fonte acrescenta que a empresa tem sempre numa atitude de respeito pelo meio ambiente e de desenvolvimento das comunidades envolventes. O Grupo concorreu, inicialmente, na categoria “Import/Export”, enquanto empresa exportadora de referência a nível nacional e internacional.
Devido ao desempenho de excelência, ao crescimento alcançado, às estratégias de inovação e à posição de liderança no sector da pasta e do papel, a empresa concorreu na categoria de Empresa do Ano. O grupo Portucel Soporcel foi distinguido na categoria “The Infosys Business of the Year”, entre centenas de empresas a nível europeu das mais diversas áreas de actividade económica.
Os “European Business Awards”, considerados como um dos mais competitivos prémios da Europa na área dos negócios, reconhecem e promovem a excelência, as boas-práticas e a inovação da comunidade empresarial europeia. A edição de 2012 envolveu mais de 15 mil organizações de vários sectores em mais de 30 países.

Aposta futura passa pela investigação e desenvolvimento
“Numa altura em que o aumento da produção de bens transaccionáveis destinados a exportação é fundamental para a retoma do crescimento e criação de emprego de forma sustentada em Portugal, assume particular relevância a estratégia de desenvolvimento seguida pelo grupo Portucel Soporcel que conduziu a um aumento do peso das exportações no volume de negócios”, diz a Portucel. Em 2012, as exportações totalizaram mais de 1,2 mil milhões de euros, correspondente a cerca de três por cento das exportações portuguesas de bens.
No âmbito de projetos futuros para inovar a empresa, a Portucel admite que “toda a atividade do grupo se inicia com a investigação aplicada à gestão responsável de um recurso natural e renovável, a floresta nacional”. “A aposta do Grupo na área de Investigação & Desenvolvimento, através do Instituto de Investigação da Floresta e Papel tem sido o suporte para projectos de ponta no aperfeiçoamento das características próprias do eucalipto e na melhoria das práticas de gestão florestal sustentável, que permitem obter uma matéria-prima de excelência no fabrico de papéis de elevada qualidade”.

Empresa investe três milhões na prevenção dos incêndios
Portucel anunciou hoje investimento de três milhões na prevenção 
Além deste prémio, o grupo Portucel Soporcel, que se dedica à produção e comercialização de papéis de escritório, informou hoje que este ano vai investir mais de três milhões de euros na prevenção e apoio ao combate de incêndios florestais em Portugal.
O investimento insere-se no âmbito do programa Fire-Engine – Flexible Design of Forest Management Systems -, que é responsável pelo desenvolvimento de métodos de apoio a decisões políticas públicas e a estratégias operacionais no que diz respeito à conservação das florestas.
Segundo um comunicado do grupo europeu, o projeto envolve 43 municípios no combate aos incêndios, assim como a gestão das infraestruturas e dos combustíveis existentes em mais de dez mil hectares de floresta.
A iniciativa, que torna o grupo Portucel Soporcel como a “entidade privada que mais contribui para o esforço nacional de redução do risco de incêndio”, inclui também a “gestão e partilha de conhecimentos no domínio da investigação científica”, assim como conhecimentos a nível das políticas, da gestão e da engenharia.
O plano, que conta ainda com o apoio do Massachussetts Institute of Tecnology (Estados Unidos), do Instituto Superior de Agronomia, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem sido posto em prática nos últimos anos, tendo em conta que mais de 90 por cento dos incêndios florestais derivam de ações humanas negligentes ou propositadas.
O projeto envolve ações de sensibilização da população residente em áreas de maior risco, a atualização permanente de 25 placas de informação do risco meteorológico, a manutenção e sinalização de pontos de água e a formação especializada dos colaboradores da empresa envolvidos, que este ano são 270.
Além da participação no Fire-Engine, o grupo Portucel Soporcel planeia participar no projeto-piloto Floresta Segura, em que participou em 2012, e que tem como objetivo a redução de incêndios “através da sensibilização, formação e fornecimento de soluções neste domínio aos agricultores e a outros habitantes do meio rural e periurbano”.

Agência de Notícias 

Comentários