Porto de Sines quer chegar aos 44 milhões de contentores

“Construção da linha de bitola europeia entre Sines e Madrid afigura-se como urgente”

A Administração do Porto de Sines quer, nos próximos anos, aumentar a capacidade de armazenagem de contentores (TEU’s) para os 44 milhões por ano depois de ter assegurado, em permuta de terrenos com a autarquia, as condições para poder armazenar seis a sete milhões de TEU’s por ano. Objetivo da administração é colocar Sines no top 3 dos portos ibéricos e pressionar o Governo para que avance com as ferrovia para o Poceirão e ligação a Espanha.
 
Porto de Sines já é um dos melhores da Europa 
Para a presidente da administração do Porto de Sines, Lídia Sequeira, “os grandes investimentos feitos hoje no porto de Sines fazem com que os frutos sejam colhidos no futuro e com que este ganhe um patamar de excelência no panorama mundial”.
De futuro, a líder do Porto quer Sines no top 3 dos portos ibéricos. “A batalha para assumir o terceiro lugar nos melhores portos da Península Ibérica e um posto entre os top 20 da Europa está ganha”, prossegue a presidente do conselho de administração, que entrega ao Governo a responsabilidade de avançar o mais rapidamente possível com “o investimento básico terrestre”. A questão da construção da linha de bitola europeia entre Sines, Badajoz e Madrid afigura-se como urgente para o maior impulso da infra estrutura portuária alentejana e também uma ligação ao Porto de Setúbal.

Tornar Porto de Sines num dos melhores da Europa
O ano de 2012 fora o melhor em termos de movimento de carga contentorizada no Porto de Sines porém, existe a previsão de crescimento em 20 por cento neste ano de 2013, razão pela qual a capacidade de armazenamento de um milhão de TEU’s por ano após concluídas as obras de expansão do Terminal XXI se afigura como insuficiente. Para Rui Pinto, diretor geral da PSA, empresa concessionária do Porto de Sines, os objetivos para o futuro passam pela “criação de mais 250 postos de trabalho, mais receção de navios de última geração e o crescimento das infra estruturas”.

Ferrovia urgente para Sines
Lídia Sequeira pressiona Governo a avançar com ferrovia até Espanha 
O investimento de 90 milhões de euros na ampliação do Terminal XXI faz com que existam condições reunidas para a instalação de mais indústria ao redor do porto de Sines. Face a este possível cenário de crescimento, Manuel Coelho, presidente da câmara de Sines, revelou durante a conferência organizada pela Comunidade Portuária de Sines “Sines 2020, Perspectivas e Expectativas” que “se os quatro mil hectares disponibilizados em permuta com a Administração do Porto de Sines não forem suficiente, serão disponibilizados outros quatro mil”.
 “O terminal de contentores é o futuro de Sines e do Alentejo”, acrescenta Manuel Coelho, que tem pressionado o governo para avançar com a ferrovia, que tem a sua ligação prevista a Sines em 2017. “A cidade de Sines é o centro do desenvolvimento do seu porto e é necessário criar um lobby com todos os agentes de desenvolvimento para pressionar a administração central para acolher às exigências”, diz o presidente do Município.



Agência de Notícias 

Comentários