Pinhal Novo “sexy” na 2ª noite de Festas

Música popular marcou segunda noite das Festas Populares

A noite número dois da Festa foi marcada por pura alegria. Alegria no pezinho de dança no palco da gastronomia e alegria entre público e banda nos ritmos melódicos e metal dos Nameless Theory, no Pátio Caramelo. Já o dia estava a uma hora do fim quando se abriu as portas para a festa da música popular portuguesa. Joana e Suzana, Sérgio Rossi com Ricardo e Henrique, Rita Santos e Bruno Gomes desfilaram música popular portuguesa. Foi a noite da Popular FM [a rádio do Pinhal Novo] que só acabou à uma da manhã com a actuação da estrela da casa: Belito Campos.

Festa da Popular FM marcou segunda noite da Festas Populares 

Longe da enchente do primeiro dia, o segundo dia de Festas Populares foi, provavelmente, o menos preenchido. Talvez pelo frio, talvez pelo dia de trabalho, talvez pela programação. Mas para a festa grande nem sempre importa a quantidade mas sim a qualidade. E ontem foi dia de qualidade.
No pátio Caramelo os pinhalnovenses Nameless Theory abriram a noite em acordes metal. E não foi difícil agarrar o público. Pelo contrário. A atitude em palco foi sempre inspirada na atitude dos fans que lotaram o pátio da Casa Santa Rosa. As meninas gritavam,  os meninos aplaudiam e mostravam cartazes e, no palco das emoções, os verdadeiros artistas davam espectáculo. A navegar entre o melódico, o trash, o speed e  power, a banda que surgiu em Janeiro deste ano, já mostra uma maturidade interessante. E o público gostou.
A missão dos Nameless Theory, dizem os próprios, é “fazer músicas e proporcionar espectáculos onde existe uma ligação banda e público e vice-versa, partilhando as nossas energias”. E na verdade,  na  segunda noite do Pátio Caramelo, o ritmo foi elevado e abre uma janela ao futuro, promissor, desta ainda jovem banda de Pinhal Novo. Se a teoria resultar, o nome dessa banda ainda vai passar a ser conhecida.
No palco da Gastronomia, entre uma sopa caramela, uma bifana ou um chouriço de Arraiolos, a música de baile dos Actual Band atraiu dançarinos de ocasião.  
No Jardim não houve sequer um espectáculo. Mas a festa fez-se na mesma com conversas de amigos à esquina dos stands, de negócios de ocasião, de acordes de guitarras no pavilhão da velhinha SFUA.

Mostra de música portuguesa
Joana, uma das cantoras presentes ontem em Pinhal Novo 
“O que a malta quer é uma boa dose de música popular”, dizia uma menina numa barraquinha onde se comia bifanas e coiratos. Era o mote para a grande noite da música portuguesa que ia começar dali a breves instantes no principal palco das Festas Populares de Pinhal Novo.
Na falta da TVI que não aceitou trazer o programa Somos Portugal a Pinhal Novo [preferiram a festa mediática da Feira Agrícola de Santarém], a rádio da música portuguesa fez a festa e trouxe ao Pinhal Novo vários artistas populares. Uns mais conhecidos, outros nem tanto, mas todos com o mesmo objectivo comum: divulgar a música portuguesa.
No palco principal, Susana Roldão e Carlos Santos, os rostos – e as vozes – da Popular FM [90.9 FM a partir de Pinhal Novo] iam anunciando os artistas. Fernando Manuel – voz da casa – foi o primeiro a subir ao palco. Num fato rosa bebé, o artista encantou a plateia com a potência da voz e as suas canções românticas.
Pouco depois o palco foi todinho de Joana, a tal viúva! E a viúva que todos falavam encheu a plateia de ritmo, dança e animação. É alegre, é viva e é divertida. Condimentos essenciais para “arrancar” sorrisos e tirar pezinhos do chão. “Joana, casas comigo?”, perguntava alguém à beira do palco. “Parvo, não vês que ela mata os maridos todos!”, respondeu uma menina. Joana –  e as duas bailarinas –  cantaram, dançaram e ainda espalharam alegria.
Rita Santos,  madrinha das Festas, chegou pouco depois para voltar a surpreender quem a acompanha. Cada vez mais solta, cada vez mais alegre, assume-se como uma cantora em ascensão. Foi revelação da Popular FM e, ontem, estreou uma balada lindíssima e acabou em apoteose com temas populares.

“Ai Jesus vem ai dois rapazes bonitos”
Sérgio Rossi chegou ao Pinhal Novo com muita animação 
A seguir... gritos, histeria, loucura, puxões de cabelos, olhos a brilhar e... panrampampam... a dupla Ricardo e Henrique subiram ao palco com o seu êxito de momento. O público – principalmente as meninas – vibraram intensamente com a dupla de “meninos giros”. Foi sucesso garantido, claro está e levou centenas ao delírio...
Bruno Gomes – vindo directamente de Barcelos – foi mais uma das vozes surpreendentes da noite. Em tons intimistas – e com muitos fans – o jovem promoveu o seu mais recente trabalho: Um Caso Fundo que chegou às lojas a 4 de Junho. Poder de voz, boa presença em palco e letras intimistas chegaram para “agarrar” o público.
Cremona e Matos fizeram as delícias dos amantes dos sons de ritmos latinos e Sérgio Rossi fez delirar muitas das meninas presentes por ali. Mãe e filha, deixaram a vila alentejana de Sousel para estarem na fila da frente para ver o menino bonito da música portuguesa cantar três canções.
“Valeu a pena vir de tão longe. Nem se fosse só uma música!”, Dizia Albertina ao ADN. Ela e a filha, vibraram com “És Perigosa”. “Eu também sou perigosa e quero ser a menininha do teu vídeo”, gritava a filha de Albertina.

“Pinhal Novo é sexy...”
Publico vibrou toda a noite com o desfile dos vários artistas 

A noite ia bonita e alegre, cheia de ritmos musicais que passam todos os dias no éter da Popular FM, a rádio do povo que trabalha, como lhe chamou a Dona Alzira de 79 anos que por ali esteve toda a noite. E foi a primeira a aplaudir a presença da “sensual” Suzana que chegou a Pinhal Novo num vestido pérola e com uma banda. Aqueceu corações, falou com o público, cantou e encantou com a sua presença. Defensora da música portuguesa e da Rádio da música portuguesa, a cantora promete voltar outras vezes. Em Pinhal Novo,  gostaram dela! E ela gostou!
Belito Campos fechou a noite com três temas e muita animação pelo meio. Ele que é o “El Comandante” da Popular FM trouxe ao palco toda a sua boa energia e prendeu, literalmente, o público a ele. Chegou com a Joaninha Vasconcelos [a música, claro] e foi embora com Portugal é Sexy! Afinal... Pinhal Novo também uma vila sexy! Há ou não há “garinas bonitas?”. As “nossas” marias também tem “maravilhas para cantar assim...”. Um som divertido e ritmado que marcou mais uma noite – grande noite – da Popular FM. E provou-se agora a falta que fez nos cinco anos que teve ausente do palco principal das festas.
Hoje a música é outra e já centenas de meninas “acampadas” junto ao palco principal para ver David Carreira, o concerto da  noite. Antes, pode ver a Estuna no Palco da Gastronomia e Mendigos e Ladrões  ao vivo no Pátio Caramelo. Mas há muito mais para ver...  porque, como dizia na despedida de ontem, “Pinhal Novo é lindo. Pinhal Novo é fixe!”.


Comentários