Adriana Lua fechou Festas de Pinhal Novo

“Se você me pegar, vai fazer o quê?”

Enérgica por feitio, Adriana Lua não deixou os fãs de mãos a abanar: obrigou todos a saltar e a dançar. A rainha do axé em Portugal não desiludiu quem nela apostou para encerrar a 17ª edição das Festas Populares. Vários milhares de vozes puxaram por ela e ela – ora provocante ora melosa – puxou por todos. Pode não arrastar multidões como outros cantores, mas em Pinhal Novo encontramos um cartaz que dizia: “Adriana, viemos de Pombal para te ver. Dá-nos um abraço!”. A brasileira interpretou vários estilos, trata o público por “moçada” e arranca boa disposição. “Pura delicia”, gritava uma loira à boca do palco. Adriana Lua é tudo isso e foi muito mais. As Festas voltam para o ano na maioridade. Mas como disse Armando Dias vai “ser preciso repensar o conceito das Festas que queremos”.  

Adriana Lua fechou os concertos na noite de segunda-feira 

As ruas estavam cheias de gente e à frente do palco centenas de meninas e mulheres ensaiavam uma espécie de cantiga: “Adriana vem para nós. És a lua que nos ilumina as noites”. E Adriana lá apareceu por entre o fumo do palco, rodeada de quatro bailarinos e muita energia.
Adriana atraiu para frente do palco principal a maior enchente que vimos na última noite. E esteve à altura? Esteve. Com um alinhamento curto, mas certeiro, a brasileira – de coração português – mostrou que a fragilidade aparente se torna força em palco (e as garras são bem longas). Acompanhada por uma banda de grande qualidade e um quarteto de dançarinos do melhor que passou pelo Pinhal Novo este ano, abriu o concerto com um dos seus temas mais conhecidos e viu a voz ser quase engolida pelo coro. 
Envergando um vestido perola, curto, com ar de matadora e uma postura terrivelmente sensual, Adriana mostrou-se mais sorridente e comunicativa do que estávamos à espera. Simpática com o público, atenta e, sobretudo, puxando pelas gentes. Difícil era mesmo ter o pé no chão e os braços descaídos. Adriana, a Lua desta última noite festiva, não deixava.
Duas amigas na frente do palco gritavam... “És linda”. Mais ao lado, um menino atrevido, perguntava; “Adriana, deixas que te pegue?”. Elas e ele ficaram sem resposta...
Adriana apresentou em Pinhal Novo um espectáculo de hora e meia muito variado. Balhou sensualidade em ritmos de kuduro, agitou-se em lambadas e em compassos brasileiros. Cantou o amor e brincou, como disse, ao amor. Um dos mais bonitos momentos da noite foi quando dialogou com um público e dedicou um tema a um homem apaixonado pela sua mulher há quarenta anos. “Este é o verdadeiro amor”, confessou...

Menina que queria conhecer Salvador
Os ritmos brasileiros animaram o público que encheu o recinto 
Adriana nasceu no dia 21 de Janeiro de 1980 no Rio de Janeiro e desde cedo descobriu a sua vocação. Aos quatros anos a música já era evidente nela, começou a participar em concursos músicas com a sua irmã mais velha. Num destes concursos foi convidada a gravar um CD na Cidade de São Paulo, pelo que teve que recusar uma vez que era muito nova e também os pais não a podiam acompanhar.
Já com dez anos foi morar para o nordeste do país, para a cidade de Recife e foi lá que começou a sua carreira musical, cantando inicialmente em bares apenas acompanhada pelo violão e mais tarde com varias bandas Forró. Mas tinha um sonho, conhecer a cidade da música: Salvador. Chegou lá em 1999. No Carnaval de 2000 já Adriana Lua cantava para centenas de milhares de pessoas em cima de carros alegóricos típicos do carnaval brasileiro ao lado de cantoras como Daniela Mercury e Yvete Sangalo.
Durante dois anos percorreu o Brasil terminando a sua participação na Bamdamel após o Carnaval de Fortaleza cantando para mais de cem mil pessoas, tendo sido considerada a melhor cantora desse ano.
O convite para vir gravar a Portugal surgiu e o seu desejo de continuar a sua carreira e de conhecer Portugal, país de origem dos seus avós levaram a que hoje possamos ter uma das melhores cantoras de axé em Portugal e ter estado em Pinhal Novo no encerramento do maior cartaz cultural da vila.

“Nossa, assim vocês me pegam!”
Adriana apareceu de uma forma sensual e fez delicias do publico

Se você me pegar, levou a multidão ao rubro. “Que delícia de gente”, dito de forma melosa, deu o mote para a etapa final do concerto. Depois de atirar um "Adoro-vos, vocês são os melhores", abandona o palco da mesma forma calma como entrou, escondida pelo fumo... mas voltou para o encore final com o hit do seu próximo álbum e, ai, ainda provocou mais o público e foi ainda mais sensual. Ela e a banda. Despediu-se com um “tchau moçada” mas nem saiu do palco... foi liberada para cantar só mais uma vez. E foi com tudo a bailar num ritmo sensual – kuduro – que a princesa da axé em Portugal se despediu de vez de Pinhal Novo com “beijos nos corações” de todos. Vamos voltar a vê-la por ai.

Repensar a Festa...
A escapadinha de seis dias acabou com um grande espectáculo de fogo-de-artifício com música. As ruas ainda registam as provas das Festas e das gentes que por lá se perderam. Em 2014 há mais, sempre em Junho. Mas nunca é tarde para recordar a frase que marcou o início das Festas: “Será preciso repensar as Festas no próximo ano”, dizia Armando Dias, presidente da Associação de Festas. É bom pois, que se faça uma grande reflexão sobre aquela que é, sem dúvida, a maior embaixadora da cultura de Pinhal Novo no país e no mundo. 

Veja as fotos do concerto AQUI

Paulo Jorge Oliveira

Comentários