Verão de 2013 será o mais frio dos últimos 200 anos

Calor a sério só poderá vir em Setembro e Outubro, dizem especialistas do tempo

A má notícia chegou na semana passada através do canal francês de meteorologia Meteo: este ano poderá ser um ano sem Verão. Relatório vaticina que estamos prestes a sentir um dos verões mais frios e húmidos dos últimos 200 anos. Mas em Portugal, as previsões estão longe disso. O Verão poderá ser mais frio, mas não só a variação em relação à média poderá ser pequena, bem como os cenários existentes estão carregados de incertezas, dizem os meteorologistas portugueses. Seja como for, a incerteza está no ar. E se não houver Verão?

Meteorologistas temem que o Verão só chegue em Setembro

O canal de metereologia francês, Méteo, assegura que o Verão de 2013 tem 70 por cento de probabilidades de não existir, já que o calor a sério só deverá aparecer nos meses de Setembro e Outubro, que serão os mais quentes e com mais radiação solar.
As previsões do "Météo" apontam para temperaturas baixas e elevada humidade na Europa até ao final de Agosto. O calor poderá aparecer apenas pontualmente e em curtos períodos.
O relatório do canal francês vaticina, ainda, que em 2013, no Verão, as temperaturas poderão cair, em média, um a três graus na Península Ibérica e haverá também chuva durante os meses de Verão.
A agência meteorológica francesa France Météo não reconhece este cenário. Na sua própria avaliação do que pode vir a ser o Verão no país, a France Météo diz que não é possível chegar a nenhuma conclusão, dado que diversos modelos de simulação das condições meteorológicas chegam a resultados díspares para o território francês.
Se há algo em que os meteorologistas concordam é o facto de as previsões do tempo só conseguirem ser razoavelmente precisas a poucos dias. Os cenários sazonais são feitos com base em probabilidades estatísticas e muitas vezes erram o alvo. “O grau de fiabilidade é muito baixo”, afirma o climatologista Ricardo Trigo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Sem certezas de nada...
Em 1816 não houve Verão 
Para o próximo Verão, o Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo obteve 196 resultados, com base nos quais chegou aos valores que o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) divulgou recentemente. A redução da temperatura média (-0,2 a -0,5 graus) em Portugal e na generalidade da Península Ibérica corresponde ao menor intervalo possível na escala utilizada pelo centro europeu. “É um pequeno sinal”, afirma o meteorologista Nuno Moreira, do IPMA.
No Verão de 1816, os termómetros chegaram a baixar dois a três graus Celsius nalguns pontos da Europa, inclusive na Península Ibérica. “Dois ou três graus a menos é uma anomalia gigantesca”, afirma Ricardo Trigo, que em 2009 publicou um artigo sobre o assunto na revista International Journal of Climatology.
Seja como for, ninguém consegue dizer ao certo como evoluirá a próxima estação estival. O próprio IPMA avisa, no documento com as perspectivas para o Verão, que “a previsão sazonal apresenta cenários em termos probabilísticos” e que “a sua utilização deve ser feita com reservas”.
Nuno Moreira explica que as previsões sazonais não são, porém, um mero exercício académico e que têm de ser vistas como um instrumento em processo de evolução. “Nos anos 1970, o grau de certeza das previsões a sete dias não eram o mesmo de hoje”, exemplifica.

Maio já foi mais frio
A hipótese teórica de um Verão frio alimenta-se da própria sensação pública de que o país está a passar por um ano de temperaturas mais baixas do que o normal. Segundo dados preliminares do IPMA, é de facto o que acontecerá em Maio. Para os meses anteriores, embora a princípio pareça ter predominado o frio, em termos de temperatura, Janeiro e Abril estiveram acima da média, enquanto Fevereiro e Março estiveram abaixo.

1816, o “ano sem Verão”
Caso se cumpram as previsões, a Europa Ocidental, Portugal incluído, terá o pior Verão desde 1816, há 197 anos, graças ao Inverno tardio, que baixou as temperaturas da água do mar. A pouca atividade solar registada nos últimos meses também poderá estar na origem deste Verão.
Recorde-se que em 1816, conhecido como "o ano sem Verão" ou o "ano da pobreza", o vulcão Tambora, na Indonésia, lançou uma coluna de fumo tão densa que propiciou uma descida das temperaturas em metade do planeta. A erupção ocorreu também num período de menor actividade solar, entre 1790 e 1830, conhecido como Mínimo de Dalton.


Agência de Notícias 

Comentários