Sesimbra melhora acesso às praias do concelho

 Meco e Lagoa de Albufeira com acesso melhorado a partir de Junho

A Câmara de Sesimbra está a requalificar os acessos e zonas envolventes das praias do Moinho de Baixo e Bicas, na Aldeia do Meco, e da Lagoa de Albufeira. O objetivo é facilitar o acesso e estacionamento aos milhares de visitantes que a partir de Junho frequentam as praias da costa ocidental do concelho. Por outro lado, e também a pensar na promoção do concelho, desde a passada sexta-feira, um núcleo de produtores sesimbrenses do projeto Prove – Promover e Vender, vai passar a entregar cabazes com frutas e legumes de Sesimbra no LX Factory /Cowork, em Lisboa. 

Câmara de Sesimbra melhora acesso as praias da   Lagoa de Albufeira 

No caso do Moinho de Baixo, no Meco, o principal acesso (Rua da Marconi) será alcatroado desde a rotunda de Alfarim até à praia. Mais a sul, nas Bicas, já está a ser construída uma escadaria no extremo sul da rampa em terra batida, que tornará mais seguro o percurso até ao areal. Dado que se trata de uma zona com inclinação acentuada, a escada terá pequenas plataformas de descanso, que também podem funcionar como espaços de contemplação da paisagem. Estas obras representam um investimento conjunto na ordem dos 185 mil euros.
Na Lagoa de Albufeira será requalificada a margem sul, com a construção de um corredor pedonal sobrelevado com bancos e iluminação e de uma escada de acesso desde a Estrada da Mata até à praia. 
As obras têm custo estimado de 450 mil euros e devem estar concluídas também em Junho. 

Intervenções na margem sul da Lagoa 
Para além destas estruturas, a intervenção contempla a beneficiação do piso e corredores pedonais, reordenamento e aumento dos estacionamentos, introdução de iluminação pública, construção de uma rotunda no acesso à estrada dos Murtinhais, um dos acessos mais utilizados, e implementação de dois sentidos no troço compreendido entre a rotunda e o cruzamento com a Rua do Moinho, o que contribuirá para uma maior fluidez do trânsito, principalmente no verão. 
O projeto de requalificação da margem sul da Lagoa de Albufeira, lembra fonte da Câmara de Sesimbra, “recupera algumas soluções de uma proposta anterior, onde se sugeria uma intervenção mais ampla, mas cuja reprogramação foi recusada pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, facto que não impediu a autarquia de levar a cabo esta obra fundamental para tornar mais atrativa uma zona do concelho que recebe cada vez mais visitantes ao longo de todo o ano”. 

Produtos hortofrutícolas de Sesimbra no LX Factory 
Desde a passada sexta-feira, um núcleo de produtores sesimbrenses do projeto Prove – Promover e Vender, vai passar a entregar cabazes com frutas e legumes de Sesimbra no LX Factory /Cowork, em Lisboa. 
As entregas são feitas todas as sextas-feiras, entre as 16 e as 19 horas, e os interessados em obter os referidos produtos podem efetuar a sua inscrição no site www.prove.com.pt/encomendas.
Esta iniciativa resulta da colaboração entre a ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, que é a entidade coordenadora do projeto PROVE, e a LX Factory.
Para além deste local, os lisboetas podem também adquirir cabazes do Prove com produtos de Sesimbra no núcleo de Alvalade, na Igreja S. João de Brito, às quartas-feiras, das 17 às 19.30 horas. Recorde-se que o primeiro núcleo do PROVE, em Portugal, abriu em Sesimbra, em 2006.

Agência de Notícias 

Comentários