Semana Gastronómica da Moita começa amanhã

18 restaurantes do concelho apresenta os Sabores de Cá

Foi durante um passeio no Tejo, a bordo do varino “O Boa Viagem” que a Câmara da Moita apresentou, o Programa de Valorização da Gastronomia Local e Restauração do Concelho da Moita, “Sabores de Cá”. Entre 1 e 10 de Junho, em 18 restaurantes aderentes, pode provar alguns dos pratos típicos da região, como a Caldeirada à Fragateiro, a Massinha de Peixe, as Enguias e Choco frito, entre muitos outros. Como sobremesa, pode deliciar-se com a Ferradura, recém-eleito doce típico do concelho.

Varino Municipal serviu de cenário à apresentação dos Sabores de Cá

Começa amanhã a primeira semana gastronómica do Concelho da Moita. Até 10 de Junho, 18 restaurantes do concelho aderiram à ideia e, de uma forma geral, cada restaurante terá dois pratos – de carne e peixe. Entre a caldeirada à fragateiro, massinha de peixe, choco frito,  pratos com bacalhau, marisco variado, porco preto, sopa de cação e migas à alentejana, são muitas as escolhas de comer e desejar por mais.
Esta iniciativa, diz fonte da autarquia, “pretende afirmar, divulgar e valorizar o que de melhor o concelho tem em termos gastronómicos” e conta com o “envolvimento das pessoas e também com a imprescindível colaboração dos restaurantes e pastelarias envolvidas”, como referiu o presidente da Câmara, João Lobo.
Outra das linhas mestras do regresso de um festival gastronómico [que está extinto há cerca de 10 anos] ao concelho da Moita prendeu-se para contribuir para aumentar a procura na restauração do concelho que está, de acordo com João Lobo, “a ressentir-se muito” da situação económica do país. “A maior parte dos restaurantes tem uma estrutura familiar e são fundamentais para a sustentabilidade de várias famílias, gente que vive do seu trabalho”, diz o presidente da autarquia.
João Lobo interpreta como um sinal “muito positivo” a aderência de 18 restaurantes. Uma garantia de que a semana gastronómica pode estar “bem firmada daqui a dois anos”.

Restaurantes aderentes
A Curva e Mar da Palha, em Alhos Vedros, Clube do Rio, O Sobreiro, A Praceta e O Stop, na Baixa da Banheira, Baía Tejo, O Marítimo e Solar da Freira, no Gaio-Rosário, A Taska dos Feras, Adega de S. Martinho, Dr. Pitéu, Faena, Horizonte Azul, Messias, O Cais, O Gaspachinho e O Pascoal, na freguesia da Moita, são os restaurantes que participam nesta Semana Gastronómica “Sabores de Cá”, apresentando dois pratos, um de peixe, outro de carne.
A autarquia da Moita gastou cerca de dois mil euros na organização e promoção do evento. Grande parte da promoção, diz a autarquia, é feita pelos serviços do município e pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo que apoia a ideia.

A Ferradura, o doce da Moita
Durante a apresentação do evento – que ocorreu em pleno rio Tejo a bordo do Varino Boa Viagem –, o município apresentou outra novidade. A “Ferradura” foi oficialmente apresentada como doce típico do concelho da Moita, durante esta iniciativa. As três pastelarias que confecionam as ferraduras – Fidalgos, Madrugada e Trevo – deram a conhecer e a saborear as suas especialidades.
A Ferradura já se faz há mais de 40 anos e já foi rainha dos doces durante a Feira de Maio que decorreu no passado fim-de-semana.


Agência de Notícias 

Comentários