Santiagro começa hoje em Santiago do Cacém

Câmara quer feira agropecuária com mais negócios 

A Câmara de Santiago do Cacém pretende que a 26.ª edição da Santiagro, que começa na sexta-feira, seja uma oportunidade para se fazer mais negócios, apostando em novas áreas como o leilão de gado e a caça. Além dos colóquios, exposições e muita gastronomia, a Santiagro aposta forte no programa musical deste ano: Diabo na Cruz, na sexta-feira, de Vitorino, Janita Salomé, Filipa Pais e o Grupo Coral Cantadores do Redondo, no sábado, e dos Xutos e Pontapés, no domingo, marcam presença em Santiago do Cacém este ano. 

Santiagro de 2013 quer fazer a ponte entre a caça e o turismo rural 

Para cumprir este objetivo, uma das novidades da Feira Agropecuária e do Cavalo será a realização de um leilão de gado, no dia da abertura, que substitui os tradicionais concursos de ovinos e bovinos, adiantou hoje à agência Lusa o vice-presidente do município alentejano, Álvaro Beijinha. A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que organiza o certame, aposta também este ano no tema da caça, por ser uma atividade com uma “forte componente no concelho e na região”, afirmou o autarca.
Álvaro Beijinha referiu que “um número crescente” de caçadores pratica a atividade em Santiago do Cacém, onde existem “várias” reservas de caça, “a esmagadora maioria” associativas, mas também algumas turísticas.
Lembrando que a atividade cinegética se desenvolve no período que, em termos turísticos, coincide com a época baixa, o autarca defendeu que o concelho deve “tirar partido desse potencial”, que pode beneficiar as empresas de hotelaria e restauração, os artesãos e os equipamentos culturais, entre outros.

Ponte entre o turismo natural e a caça
O responsável indicou ainda que se pretende fazer nesta Santiagro uma “ponte” entre os praticantes de caça e o turismo em espaço rural, motivo pelo qual estarão presentes na feira, pela primeira vez, expositores de quatro unidades instaladas na zona.
“Pretendemos, e acho que vamos conseguir, que a feira seja não apenas uma mostra das várias atividades, mas também um fator de negócio”, reforçou Álvaro Beijinha, indicando que outra das novidades do certame, que acontece entre sexta-feira e domingo, será uma prova de vinhos, na noite de sábado, com produtores da região.

Vitorino, Janita Salomé e Xutos e Pontapés apostas musicais
Xutos e Pontapés encerra a feira deste ano, em Santiago do Cacém 
Do programa da 26.ª Feira Agropecuária e do Cavalo fazem também parte os habituais colóquios e exposições, bem como, pelo segundo ano consecutivo, demonstrações de culinária ao vivo, utilizando os produtos que marcam o concelho. 
Durante o certame, cujo orçamento é, segundo a organização, de cerca de 188 mil euros, estão em exposição permanente equinos, bovinos, ovinos e caprinos, havendo lugar a atividades de animação como batismos a cavalo e garraiadas.
Álvaro Beijinha chamou ainda a atenção para “três dias muito fortes” em termos musicais no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, com os espetáculos dos Diabo na Cruz, na sexta-feira, de Vitorino, Janita Salomé, Filipa Pais e o Grupo Coral Cantadores do Redondo, no sábado, e dos Xutos e Pontapés, no domingo.
Segundo o município, são esperadas mais de 20 mil pessoas na edição deste ano da Santiagro.

Comentários