Roteiro para um Dia da Criança inesquecível

Conheça as actividades do distrito de Setúbal e da cidade de Lisboa

Está quase a chegar o Dia da Criança, que se assinala a 01 de Junho. Para aproveitar esse dia ao máximo, a ADN preparou um roteiro que promete animar miúdos e graúdos. Siga as nossas sugestões, muitas delas gratuitas, acrescente o amor e carinho de sempre, e fique com a garantia de um dia muito especial para pais e filhos. E se quer andar de comboio, a Fertagus [que faz a ligação entre Setúbal e Lisboa] durante todo o dia de Sábado, oferece viagens a crianças até 12 anos.

Bonfim acolhe festa familiar em Setúbal

A grande festa da família, com dois dias que aliam muita brincadeira a uma componente pedagógica, está de volta ao Parque do Bonfim no fim de semana de 1 e 2 de Junho.
A quinta edição do “Há Festa no Parque”, em Setúbal, programa municipal comemorativo do encerramento do ano letivo e do Dia Mundial da Criança, proporciona muitas atividades desportivas e artísticas, a título gratuito.
As famílias dispõem, um pouco por todo o Parque do Bonfim, de ateliers de pintura facial, pintura de mural, modelagem de balões, insufláveis, circuitos de prevenção rodoviária, dynamic bungee e jogos tradicionais.
Haverá ainda exposição de projetos escolares, feira do livro, música, dança, teatro, modalidades desportivas e peddy papper.
Em simultâneo, os jovens contam com uma Mostra de Cursos e Profissões que dá a conhecer a oferta das diversas escolas profissionais, do ensino superior e do meio empresarial.
O “Há Festa no Parque”, organizado pela Câmara de Setúbal, decorre no horário das 10 às 13 horas e das 14 às 19 horas.

Palmela com muito desporto e teatro no Poceirão
No Dia Mundial da Criança, a Câmara de Palmela e vários parceiros apresentam um programa especialmente dedicado aos mais novos, em vários equipamentos culturais e desportivos do concelho, com entrada livre.
Jogos e atividade física, teatro, ateliês e música são as principais propostas para um dia diferente, em família. Destaque para a programação “Família Ativa. Criança Saudável”, com atividades lúdicas e desportivas - futebol, basquetebol, circuito gímnico para bébes, kit de atletismo, kit lúdico de motricidade, pilates, hip-hop, atelier de pintura, massagem de relaxamento, construção e dinamização de ponte himalaia, entre outras - no Campo de Jogos Municipal, em Palmela, durante toda a manhã, e para a Oficina de Filosofia para pais e filhos “Quem sou eu? (Mariana, 9 anos)”, com sessões no Centro Cultural de Poceirão e na Casa das Expressões Fantasiarte, em Palmela, numa organização do Município com a Artemrede.
No Campo de Jogos Municipal decorre, durante toda a manhã, um conjunto de atividades para aproveitar em família, desde futebol e basquetebol a hip-hop, um ateliê de pintura ou massagens de relaxamento. À tarde realizam-se, no Centro Cultural de Poceirão e na Casa das Expressões Fantasiarte, uma oficina de filosofia para pais e filhos e uma atuação musical. Saiba mais AQUI.

Pinhal Novo há festa durante todo o dia
O Auditório Municipal do Pinhal Novo recebe uma sessão de teatro musical, às 16 horas, de entrada livre, baseado no conto "A Sereiazinha" de Hans Christian Andersen. A entrada é livre para o público em geral e as famílias das crianças que participam na peça.
A Junta de Freguesia do Pinhal Novo e as instituições da vila vão promover diversas actividades, no largo José Maria dos Santos.
As iniciativas começam às 10 da manhã e prolongam-se até às 18h30. De manhã à tarde há ginástica para os mais novos, insufláveis, atelier de pinturas faciais, aplicação de tatuagens, pintura artística de unhas e trancinhas e atelier de pintura.
A partir das 18h15 actua o rancho infantil da Casa do Povo de Pinhal Novo e o dia encerra com um atelier de Percussão com os Bardoadinha.


Almada apela ao contacto com animais
A Câmara de Almada vai organizar oficinas infantis gratuitas de construção de caixas-ninho para pássaros como chapins, carriças e trepadeiras. A iniciativa inclui ainda um passeio guiado pelo Parque da Paz para observação de aves. Exige inscrição prévia através do e-mail ecoteca@cma.m-almada.pt ou telefone 21 272 25 18.

Cinema gratuito no BarreiroEm parceria com o Cineclube do Barreiro, a autarquia barreirense promove uma sessão de cinema gratuita para exibição do filme infantil "Todos os Cães Merecem o Céu". No mesmo dia, pelas 11.15h, o grupo MiniTAB, dirigido por Manuel Gonçalves, atua no largo em frente à Biblioteca da cidade.

Sines leva crianças a brincar no Castelo

Em 2013, as comemorações do Dia Mundial da Criança, em Sines, são dedicadas ao tema "Ser Criança" e decorrem entre 31 de Maio e 1 de Junho, no cenário mágico do Castelo de Sines.
Esta sexta-feira, cerca de 1200 crianças das instituições públicas e privadas do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, acompanhadas pelos professores e educadores, voltam a encontrar um Castelo cheio de jogos e brincadeiras para fruir com os colegas, entre as 09h30 e as 17 horas.
No dia 1 de Junho, sábado, o Castelo recebe um dia igualmente dedicado às crianças, mas concebido para ser vivido em família, com os pais, mães, irmãos, avós e todos os familiares que queiram participar nas atividades.
A abertura do recinto é às 10h00 e o programa de animação tem início pelas 10h30, com uma aula de “Zumba Fitness” para as famílias, com Tomané (ARDS).
Às 11 horas tem lugar uma aula de “mini yoga”, com Nádia Silva, e por volta das 11h30 decorre a performance “Enano, Free Artist”. Pelas 14h30, o Castelo recebe um concerto infantil pelo grupo".
Os Marionetas”. Às 15 horas, tem lugar o ateliê de construção de marionetas, pelo Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes de Sines, que dará origem a um espetáculo de apresentação dos trabalhos feitos no ateliê pelas 16h30.
Os ritmos dos Skalabá Tuka invadem o Castelo de Sines pelas 15h30 e, pelas 16h45, tem lugar a segunda edição da performance “Enano, Free Artist”.
Pelas 17h15, o Castelo recebe o espetáculo de encerramento do Dia Mundial da Criança, numa atuação conjunta do Coral Atlântico Juvenil, Skalabá Tuka e “Os Marionetas”.
Ao longo de todo o dia, a organização disponibiliza um espaço piquenique ao ar livre, para um momento especial passado em família, e decorre a exposição "Dia das Famílias" no quintalão do Castelo.
O espaço recebe ainda várias atividades para as famílias, como Insufláveis, jogos variados, lançamento de bolas de sabão gigantes, Slackline, c/ Monkey Biz e pinturas de rosto.
A Associação “Sines Solidária” promove uma recolha de brinquedos e/ou roupas de criança. O programa completo está disponível aqui.

Crianças passam Uma Noite na Biblioteca no Seixal
A Biblioteca Municipal do Seixal abre as suas portas, entre as 20.30 horas do dia 1 de Junho e as 11.30 horas do dia 2, a crianças dos 8 aos 11 anos para passar Uma Noite na Biblioteca, entre livros, histórias, entre outras atividades.
O Espaço Júnior da biblioteca é o local escolhido para receber os participantes que irão participar em ateliês de leitura e escrita criativa, descobrir os sons fantásticos da biblioteca à noite e adormecer ao som de histórias infantis. O regresso a casa é só no dia seguinte.
O grupo será acompanhado por técnicos da biblioteca, com formação específica e experiência na área das atividades educativas e de animação destes grupos etários.
Consulte o programa e conheça o regulamento de Uma Noite na Biblioteca.

Atividades na Lagoa Pequena e Praça da Califórnia em Sesimbra  
O Dia Mundial da Criança, em Sesimbra, é assinalado, no dia 1 de Junho, com um conjunto de iniciativas no Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena e na Praça da Califórnia, na vila de Sesimbra. 
O Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena assinala o Dia Mundial da Criança, com um conjunto de iniciativas que pretende aproximar os mais novos das questões ambientais.
O programa começa às 14.30 horas, e conta com uma visita guiada, uma peça de fantoches, um ateliê e um minidebate.
Na Praça da Califórnia, a data é comemorada com vários divertimentos gratuitos, como um insuflável, jogos e pinturas faciais.
Intitulada O Mundo Mágico da Criança, a iniciativa é dinamizada pelos comerciantes desta praça, em colaboração com a autarquia e outras empresas.
Os equipamentos vão ficar montados até 2 de Junho, mas neste dia a sua utilização é paga.

Grândola prepara festa no Jardim 1º MaioPromete ser uma manhã de muitas brincadeiras, que vai juntar centenas de crianças no Jardim 1º de Maio, em Grândola, no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança.
O Município de Grândola programou um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas destinadas às crianças, neste dia que lhes é dedicado. Entre as 10 e as 13h30 há pinturas faciais; modelagem de balões; futebol; Wii; mural de pintura; atelier de pulseiras; atelier da biblioteca municipal; atelier do estúdio jovem; atelier do centro ciência viva; atelier da associação de pais e Atelier da Ludoteca.
As Comemorações do Dia Mundial da Criança são uma organização do Município de Grândola, com a participação do Centro Ciência Viva do Lousal, a Ludoteca e a Associação de Pais.

Alcochete com muitas actividades para crianças

Nos dias 1 e 2 de Junho, a autarquia numa parceria com a Escola Comunitária e a Fundação das Salinas do Samouco, assinalam o Dia Mundial da Criança em Alcochete, Samouco, São Francisco, Passil e Fonte da Senhora.
Hip-hop, actividades aquáticas, dodgeball, atletismo, jogos tradicionais, torneios de futebol, animações de leitura, ateliês de expressões são algumas das actividades organizadas para crianças com idades entre os 2 e os 12 anos de idade e que vão decorrer no dia 1 de Junho em vários locais do Concelho.
No dia 1 de Junho, às 18h30, no Fórum Cultural de Alcochete, há teatro para famílias com “Manu ao Sabor do Vento”. Com entrada livre, neste espectáculo de teatro e clown contemporâneo a música e o gesto substituem a palavra numa viagem que explora o universo cómico e poético.
Manu anda pelo mundo onde as flores são gigantes e as pessoas vivem felizes cada dia que passa. O personagem é intemporal e o espectáculo uma constante evolução surgindo ao longo dos tempos novas narrativas e aventuras.
A lotação para o espectáculo está limitada à capacidade do auditório, sendo que os bilhetes podem ser adquiridos no Fórum Cultural, no dia do espectáculo, a partir das 14h30.
Em curso estão as inscrições para a actividade “Histórias para Contar” que, organizada pela Escola Comunitária, vai decorrer também no dia 1 de Junho, às 10 e às 14 horas, na Biblioteca de Alcochete.
Destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, esta é uma exposição com performance sobre as estações do ano e o ambiente rural, durante o qual os participantes podem também experimentar e participar em várias oficinas de teares, origami, construção de bonecas e instrumentos musicais.
A iniciativa está limitada à participação de 25 crianças por sessão e as inscrições podem ser efectuadas na Casa do Povo de Alcochete, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30, através do contacto telefónico 212 340 142 ou do endereço electrónicocasadopovodealcochete@gmail.com.
Peddy-Paper “Uma Aventura nas Salinas” é a iniciativa dinamizada pela Fundação das Salinas de Samouco e que vai decorrer no dia 2 de Junho, às 9 e às 15 horas, nas Salinas. Para crianças dos 8 aos 12 anos, este peddy-paper explora, de uma forma didáctica e divertida, o conceito da biodiversidade e a história das Salinas do Samouco.
As inscrições já estão a decorrer e podem ser efectuadas através do contacto telefónico 212 328 238 ou do endereço electrónico contacto@salinasdosamouco.pt.
Até 8 de Junho, pais e filhos podem ainda visitar a exposição “Dias de Hoje. Brincadeiras de Ontem” patente na Biblioteca de Alcochete. Numa altura em que o universo lúdico das crianças está muito centrado no mundo tecnológico, esta mostra apresenta materiais, formas, saberes e brincadeiras de outros tempos.

Alcácer do Sal proporciona quatro dias de diversão às crianças
Ateliês, cinema e teatro são as atividades agendadas pela Câmara de Alcácer do Sal para assinalar o Dia Mundial da Criança. As atividades da Junta de Freguesia de Santa Maria do Castelo marcam o arranque das festividades logo a 31 de Maio. Neste âmbito, convidam-se Escolas Básicas e Jardim de Infância a participarem nas Comemorações no Parque Desportivo da cidade esta 6ª feira, das 9h30 às 18 horas, onde existirão divertimentos como Insufláveis, Pinturas Faciais, Moldagem de Balões e Ateliês de pintura. Este é um evento com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria do Castelo, Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado e Teatro do Rio. 
Já no do dia em que se assinala a efeméride (1 Junho), a Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal transforma-se na Biblioteca de Talentos, com atividades destinadas às crianças e respetivas famílias. Das 10h30 às 12h30 realiza-se um ateliê de pinturas faciais, da responsabilidade de Cátia Hilário, e haverá modelagem de balões com Bruno Lavado. À tarde, pelas 15 horas, tem lugar a Hora do Conto, onde o livro a ser apresentado é “Meninos de todas as cores”, de Luísa Ducla Soares, refletindo sobre a multidiversidade que povoa o mundo. Meia hora depois, as crianças podem dar largas à sua imaginação com um ateliê de pintura. Destaque ainda para a exposição e venda de trabalhos em EVA, de Custódia Costa, onde os interessados podem adquirir os bonecos de que mais gostem.
Tanto no dia 1 como no dia 2 de Junho, o Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebe, a partir das 16 horas, uma sessão gratuita de cinema em honra das crianças. Em exibição vai estar o filme de animação “A origem dos guardiões”.
As comemorações encerram no dia 3, com teatro. Neste âmbito, as escolas do 1º ciclo e o pré-escolar vão assistir no Auditório Municipal de Alcácer à peça “A lenda do menino da gralha”, pelo Teatro do Mar, em sessões marcadas para as 9h30, 11 e 14 horas. Na Comporta, o Arte Pública sobe ao palco do Auditório Municipal pelas 10h30, com “Canta-me um conto”. Mais tarde, às 15 horas, a mesma companhia apresenta a mesma peça, no salão da Sociedade 1º de Janeiro Torranense.

Lisboa com dezenas de actividades
1 de Junho | às 10.00h e às 17.00h | Aqueduto das Águas Livres

O Aqueduto das Águas Livres convida todos a visitarem gratuitamente este carismático monumento da capital. Os visitantes poderão percorrer os 941 metros do aqueduto, o maior arco em pedra do mundo, fazer a travessia sobre o Vale de Alcântara, participar numa recriação histórica e dar largas à sua imaginação, pintando este Monumento Nacional.

1 de Junho | 11.00h e as 18.00h | Teatro S. CarlosPinturas faciais, fantoches, pistas de carros, passeios a cavalo, concertos da Orquestra da GNR, do Coro Juvenil de Lisboa, estórias na Hora do Conto, concerto da Escola de Música do Colégio Moderno, atuação do grupo de dança Mourinhas e Diamonds e do Coro do TSNC (este com lotação limitada à sala) são algumas das surpresas que o Teatro São Carlos tem para oferecer, ao longo de todo o dia, com entrada livre.
Saiba mais AQUI.

1 a 7 de junho | Os 7 Reinos da Nutrição | GulbenkianDurante uma semana, os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian vão ser palco para vários jogos infantis Em busca dos 7 Reinos da Nutrição - uma aventura com divertidas peripécias para os mais pequenos organizada pela Nutri Ventures. A participação é livre.
Saiba mais AQUI.

1 de Junho | 10h às 19h| Mercadinho dos Sonhos
O Mercadinho dos Sonhos permite às famílias e empresas a venda de roupas, brinquedos, livros e todo o tipo de acessórios infantis. É um evento de entrada livre que oferece assim às famílias a possibilidade de renovarem o guarda-roupa, brinquedos ou livros. O evento conta também com workshops gratuitos de costura criativa, cake design, música, jumpingclay, fimo, cerâmica, yoga, entre outros.
Saiba mais AQUI.

1 de Junho | 11.00h às 18.00h | Praça Leya - Feira do Livro | Lisboa
A editora Leya oferece uma programação especial na feira do livro, que inclui mini-workshops que vão ensinar aos mais novos como decorar cupcakes e plantar uma horta, bem como uma sessão de teatro infantil, a visita das mascotes Asterix, Obelix, Marsupilami e Smurfs e ainda o lançamento de um livro. Saiba mais AQUI.
Agência de Notícias 

Comentários