Lisboa premia melhores alunas de Portugal 2012

As melhores alunas de Matemática, História e Português

Três prémios para três alunas. Foi este o veredicto a que chegou a Academia das Ciências de Lisboa na hora de eleger os alunos do ensino secundário que mais se destacaram no último ano lectivo nas disciplinas de Português, Matemática e História.

Cláudia Silva, Diana Macedo e Catarina Francisco alunas premiadas

Os prémios, entregues nesta terça-feira em Lisboa, premeiam os bons resultados escolares mas também o mérito das candidaturas individuais que os alunos têm de entregar. A cada vencedora foi atribuído um diploma e um cheque no valor de cinco mil euros.
Os prémios são atribuídos com base na média (tanto da disciplina como de todo o secundário) e num ensaio escrito enviado pelos alunos. O BPI e o Banco Popular financiam o prémio monetário.


Diana, a numero um em Matemática
Diana Macedo, de Beja, que conseguiu a proeza de terminar Matemática com 20 valores, concorda que a atenção é muito importante. “É preciso acompanhar sempre a matéria e estudar um bocado todos os dias”, diz, acrescentando que o empenho também é fundamental para conseguir bons resultados.
“Muitas pessoas pensam que a Matemática é um bicho-de-sete-cabeças porque não trabalham o suficiente. É uma disciplina muito exigente e a falta de trabalho leva a resultados menos bons que, depois, desmotivam os alunos.”
Para a estudante alentejana, a Matemática é, aliás, uma paixão que vem de sempre. “Em pequena interessava-me por puzzles, problemas, desafios. À medida que fui aprendendo mais coisas, fui-me interessando cada vez mais”, conta. E interessou-se tanto que agora, terminado o secundário, seguiu uma licenciatura em Matemática no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Cláudia, a melhor em história
Cláudia Silva tem 18 anos e terminou a disciplina de História com 18 valores. “Os meus pais é que me incentivaram a participar. Não estava nada à espera de ganhar, até porque sou açoriana e, às vezes, sentimo-nos um bocadinho esquecidos nestas coisas”, explica.
História era uma das disciplinas preferidas de Cláudia quando frequentava o ensino secundário, e a estudante revela que o truque para ter boas notas nem sempre é estudar muito. “Tive a sorte de ter uma excelente professora e sabia as coisas, simplesmente. Bastava prestar atenção nas aulas”.

Catarina, 20 em Português
O prémio de Português foi entregue a outra aluna de nota 20. Catarina Francisco, de 19 anos, refere que o facto de receber esta distinção é “um reconhecimento do mérito”. Explica que sempre gostou de ler e de escrever e que isso facilitou a obtenção de bons resultados escolares. E embora tenha sido a melhor a Português, Catarina está actualmente a estudar Medicina na Universidade do Porto. “São duas áreas de que gosto e que se complementam”, conclui.

Agência de Notícias 

Comentários