Formação profissional em Setúbal é aposta do Governo

“Taxas de empregabilidade rondam os 80 por cento” no ensino profissional

O secretário de Estado do Emprego, Pedro Roque, diz que o governo vai apostar forte na formação profissional através de um conjunto de medidas ativas de emprego. No Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, “as atividades de formação profissional, sejam de educação e formação de adultos, sejam também através do ensino aprendizagem, são subsidiadas por fundos do Estado”, realça Pedro Roque.

Pedro Roque quer apostar forte na Formação Profissional em Setúbal 

O secretário de Estado do Emprego refere que no caso do ensino aprendizagem, o equivalente ao ensino secundário via personalizante, “as taxas de empregabilidade rondam os 80 por cento”. Estes são valores que explicam “a excelente formação exercida nos cursos, o que permite uma boa qualificação e a inserção no mundo empresarial”, onde existe um contato direto entre formandos e responsáveis das empresas. 
Relativamente à elevada taxa de desemprego no distrito de Setúbal – e no país –, Pedro Roque, afirma que o Governo “em momento algum escondeu os números de desempregados”, embora “em Portugal haja uma desadequação entre oferta e procura”. Ou seja, inicialmente “é necessário apostar na qualificação das pessoas em áreas específicas para corresponder às necessidades de muitas empresas”, explicou o governante de visita a Setúbal.

As apostas da formação profissional para este ano
A “semana aberta” do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal [que decorreu de 20 a 24 de Maio] teve como temas a Prevenção, higiene e segurança no trabalho, algo que Pedro Roque defende ser uma preocupação do governo, uma vez que “o ambiente profissional é de risco, principalmente na indústria”. Em paralelo com o aperfeiçoamento das técnicas a utilizar “há também uma preocupação de proteger a saúde do trabalhador, minimizando o risco e evitando os acidentes”.
No início da “semana aberta”, Maria do Carmo, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, referiu que esta destina-se “a escolas, empresas, autarquias e a toda a comunidade que queiram conhecer a formação oferecida pelo IEFP”. A iniciativa realiza-se durante esta semana nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal.
Victor Gil salienta que este ano, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal recebeu um orçamento de 11 milhões de euros, “valor acrescido comparativamente ao ano anterior”. Há uma aposta em medidas ativas de emprego, ao nível da formação nas instalações de Setúbal, e ainda medidas de apoio financeiro às entidades empregadoras para a contratação de desempregados inscritos nos centros de emprego. “O programa Estimulo 2013 e os programas de Estágios Profissionais facilitam a transição da escola para o mercado de trabalho”, explica.
O delegado da região de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP garante que ainda no decorrer deste ano vão ser realizadas melhorias nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, que passam pela melhoria dos pavimentos e pela renovação de equipamentos. “Vão ser adquiridas novas máquinas com o sentido de apostar na modernização e aproximação das instalações à situação real vivida nas empresas” adianta.

Agência de Notícias 

Comentários