Fogaças e sapateado em destaque em Palmela


Melhor Fogaça de Palmela 2013 já foi conhecida 

Isabel Lopes é a vencedora do Concurso de Fogaça de Palmela 2013, que decorreu no dia 11 de Maio, sábado, na Casa Mãe da Rota dos Vinhos. Palmela volta a assinalar o Dia Mundial do Sapateado, com um conjunto de atividades durante a tarde de 25 de Maio, sábado, no Cineteatro S. João, na vila de Palmela, numa organização de Michel e a banda do Sapato, com o apoio da Câmara de Palmela.


Palmela promoveu concurso para achar melhor fogaça do concelho 

Além da vencedora, Isabel Lopes, o Concurso de Fogaça de Palmela 2013 premiou ainda com o segundo prémio, a equipa composta por Sandra Salgueiro, Cláudia Canuto e Paula Fruta e o 3º a Maria Emília Oliveira. Em 4º lugar “ex aequo”, classificaram-se Vitor Salgueiro, Sónia Pires e a equipa Elisabete Oliveira e Telma Silva.
Realizado no âmbito do Mês da Fogaça, iniciativa inserida no projeto “Palmela – Experiências com Sabor!”, o Concurso de Fogaça de Palmela foi organizado pela Câmara Municipal de Palmela e pela Confraria Gastronómica de Palmela, com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul e da Junta de Freguesia de Palmela.
A votação esteve a cargo do júri, composto por João Albino, da Confraria Gastronómica de Palmela (Presidente de Júri), pelo Vereador Luís Miguel Calha, da Câmara de Palmela, por Fernando Baião, Presidente da Junta de Freguesia de Palmela, e por Maria de Lourdes Machado, vencedora da edição de 2011 do Concurso.
A par dos vários workshops, show cookings e eventos promovidos, regularmente, o Concurso de Fogaça de Palmela é um momento de grande importância para a valorização da doçaria local, estimulando a produção e levando mais longe o nome deste biscoito tão tradicional.

Michel apresenta “Cadernos de Viagem” em Palmela
Michel apresenta Cadernos de Viagem 
Palmela volta a assinalar o Dia Mundial do Sapateado, com um conjunto de atividades durante a tarde de 25 de Maio, sábado, no Cineteatro S. João, numa organização de Michel e a banda do Sapato, com o apoio da Câmara de Palmela.
O programa tem início às 15 horas com um workshop de sapateado, aberto à participação de todos os interessados em experimentar e conhecer um pouco mais sobre esta forma de expressão artística. Às 16 horas, o bailarino e corógrafo Michel apresenta o espetáculo “Cadernos de Viagem”, com a participação da Banda do Sapato e da voz convidada de Sylvie Canape. Aqui, o sapateado é acompanhado pela música da Orquestra Cadernos de Viagem, composta por Rogério Pires na guitarra, Gil Alves na flauta, Jorge Silva no piano e no baixo, e Francisco Fernandes na percussão. A entrada para o espetáculo tem o valor de 7 euros. Informações e reservas através do telefone 212336630 ou em www.bilheteiraonline.pt.
O Dia Mundial do Sapateado assinala o nascimento do ator e tap dancer americano Bill Robinson, que elevou a arte do sapateado através de uma linguagem utilizada por todos até aos nossos dias. O sapateado nasceu do cruzamento dos ritmos africanos com os de Inglaterra, Escócia e Irlanda. Nas primeiras décadas do século XX, o sapateado afirmou-se como uma arte maior, profusamente divulgada a nível mundial.
Com uma carreira artística multidisciplinar, Michel de Roubaix lecionou em diversas escolas de dança, preparou espetáculos para várias salas consagradas, foi coreógrafo um pouco por todo o mundo, entrou em vários anúncios e colaborou em programas da televisão portuguesa desde os anos 80. As comemorações do Dia Mundial do Sapateado em Palmela integram o calendário cultural do concelho há mais de uma década.

Agência de Notícias 

Comentários