Festival de Música de Setúbal já abriu portas


“Um dos melhores festivais de música do país”  

A terceira edição do Festival de Música de Setúbal abriu ontem à noite com histórias infantis contadas pelo piano de Artur Pizarro, num recital que terminou com uma ovação de pé no Fórum Municipal Luísa Todi. Até domingo pela capital do distrito passam artistas de renome internacional, como a Orquestra de Câmara Portuguesa, Voces Caelestes e Grand Union Orchestra, partilham, com músicos amadores da região.

Histórias com piano abriu ontem Festival de Música de Setúbal 

Com o sugestivo título “Contos de Fadas, Casas Assombradas, Princesas Encantadas – E um Elefante!”, o concerto do conceituado pianista português teve início com 12 suites da obra “Dos Contos de Andersen, Op.30”, de Sergei Bortkiewicz, nas quais foram recordadas histórias de Hans Christian Andersen, como “O Soldadinho de Chumbo” e “O Patinho Feio”.
Estas histórias infantis transformadas em música clássica marcaram o arranque do festival sadino, certame organizado pela Câmara de Setúbal, The Helen Hamlyn Trust e A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, a decorrer até domingo em vários locais do concelho.
O concerto de ontem à noite, com mais de duas horas e meia de duração, focou ainda as obras “Contos ao Pé da Lareira, Op.61”, de Edward MacDowell, e “Imagens de Contos de Fadas, Op.3”, de Erich Wolfgang Korngold.
Na segunda parte do espetáculo, que culminou com dois encores e a ovação de pé da plateia durante vários minutos, Artur Pizarro apresentou ainda “A História de Babar, o Pequeno Elefante”, uma composição musical de Francis Poulenc para o conhecido conto infantil criado por Jean Brunhoff.
Numa apresentação incomum, o pianista natural de Lisboa complementou a performance instrumental ao narrar ao público, de forma intercalada com as suites de piano, a famosa história infantil do escritor francês.

Misturar profissionais com músicos da região
O Festival de Música de Setúbal distingue-se por conjugar um cartaz de espetáculos de artistas profissionais e de renome internacional com atuações de alunos de escolas do ensino público, especial e artístico e de instituições de imigrantes.
Em várias situações, os músicos chegam a atuar em conjunto com os grupos locais, essencialmente constituídos por jovens, proporcionando momentos artísticos únicos.Entre o elenco de nomes conceituados que participam no festival, constam ainda Grand Union Orchestra, Orquestra de Câmara Portuguesa, dirigida por Pedro Carneiro, e coro Voces Caelestes, com direção de Sérgio Fontão.

Grand Union Orchestra esta noite no Luísa Todi
Grand Union Orchestra actua esta noite no Forum Municipal 
O espetáculo “Tocando Ritmos, Trocando Canções” realiza-se esta noite no Fórum Luísa Todi, protagonizado pela Grand Union Orchestra, dirigida por Tony Haynes.
O conjunto britânico, conhecido por fundir ritmos tradicionais de diferentes pontos do planeta e por reunir músicos de vários países, apresenta temas criados especificamente para o festival, alguns interpretados em conjunto com alunos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi e do Conservatório Regional de Setúbal, bem como jovens do grupo BelaBatuke – Agrupamento Vertical de Escola Ordem de Sant’Iago.
Os ingressos para a atuação custam 12 euros, sendo que, trinta minutos antes do início, às 21 horas, na entrada do Fórum Luísa Todi, pode-se assistir gratuitamente ao pré-concerto “Ritmos Comunicantes”, protagonizado pelos BelaBatuke e por alunos da Academia Luísa Todi.

Música na Praça do Bocage
“O Festival vai à Praça de Bocage” é o primeiro espetáculo do dia 18, sábado, em que, a partir das 11h30, a orquestra de violinos do Conservatório Regional de Setúbal, os Paganinus, atuam em plena Praça de Bocage numa performance igualmente gratuita.
Em paralelo a esta apresentação, ensembles do conservatório setubalense percorrem as ruas da Baixa comercial, proporcionando momentos musicais aos transeuntes que se encontrem no centro histórico.

Cena da Vida da Virgem encerra festival
A terceira edição do Festival de Música de Setúbal encerra com o concerto “Rosa Immaculata – Cenas da Vida da Virgem”, protagonizado pelo coro Voces Caelestes, dirigido por Sérgio Fontão.
A atuação, com início às 18h30, na Igreja de S. Sebastião, é de entrada livre mediante reserva dos bilhetes.
O concerto aborda orações, hinos e poesia popular de inspiração mariana em 16 obras de vários compositores europeus e americanos.
O coro Voces Caelestes é um grupo vocal constituído por músicos de vasta experiência, capaz de interpretar um reportório que abrange desde a música medieval, à contemporânea.
Os bilhetes encontram-se à venda em www.bilhteiraonline.pt e na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, aberta de terça-feira a domingo, das 11 às 20 horas.
Consulte o programa completo em: www.festivalmusicadesetubal.com.pt/programa.html

Agência de Notícias

Comentários