Almada organiza Semana Verde

Município apela ao consumo sustentável

Durante nove dias, crianças e adultos são convidados a consumir produtos biológicos, aprender a plantar hortas ou construir ninhos. Iniciativa decorre até 6 de Junho.

Almada quer apelar ao consumo sustentável na semana verde 

Arrancou na quarta-feira a “Semana Verde 2013” em Almada, uma iniciativa que inclui várias actividades, algumas destinadas particularmente a crianças, aproveitando a celebração do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho. O evento decorre até 6 de Junho e tem como objectivo apelar ao consumo sustentável. Os participantes vão poder visitar exposições sobre Natureza ou aprender a construir ninhos e hortas.
Vão ser nove dias pelo ambiente, que começam com a Festa Verde. Este evento vai reunir na Praça da Liberdade e na Praça S. João Baptista, no centro da cidade, milhares de crianças dos vários estabelecimentos do concelho, que ao longo do ano cultivaram hortas e jardins pedagógicos e vão agora trocar e vender os produtos colhidos.
Ontem realizou-se o primeiro Mercado Biológico de Almada, junto ao Chafariz do Largo Alfredo Diniz, em Cacilhas. Este mercado passa a acontecer todas as quartas-feiras, no mesmo local e com o mesmo horário. Produtores biológicos da região vão vender fruta, legumes, ervas aromáticas, azeite, mel, pão, entre outros produtos.
Nesta quinta-feira, haverá workshops de plantação de ervas aromáticas durante a tarde, na Casa Municipal do Ambiente, de participação gratuita.

Iniciativa também chega às crianças  
Já no sábado, Dia Mundial da Criança, realizam-se oficinas onde os participantes vão aprender a construir caixas-ninho, para atrair aves como chapins, carriças e trepadeiras. Esta actividade decorre no Parque da Paz e requer inscrições prévias, limitadas a 20 pessoas. A oficina inclui ainda um passeio guiado para observação de aves.
No último dia da Semana Verde, 6 de Junho, é inaugurada no Museu da Cidade a exposição do fotógrafo de Natureza Luís Quinta, intitulada “25 anos de fotografia de Natureza em Portugal – Almada, entre o mar e o rio”. A exposição vai estar patente no Parque da Paz até Outubro.
Esta é a 17.ª edição da Festa Verde, organizada pela Câmara de Almada e a Agência Municipal de Energia do concelho. O objectivo é “contribuir para a consciencialização da população para a necessidade do consumo equilibrado, baseado em práticas sustentáveis” e promover o contacto entre gerações.


Agência de Notícias 

Comentários