Distrito de Setúbal prepara semana de luta


Trabalhadores do distrito marcham “contra o empobrecimento”

 

Vários concelhos do distrito de Setúbal vão ser palco da “Marcha contra o Empobrecimento – Mudar de Política e de Governo”, uma acção  anunciada pela União dos Sindicatos de Setúbal. Na cidade, a marcha está marcada para o dia 11 de Abril, entre a Praça do Brasil e a Avenida Luísa Todi. Mas também há manifestações na Moita, Barreiro, Almada, Santiago do Cacém e Grândola. 

Milhares de pessoas saem à rua em protesto para a semana no distrito 

A União de Sindicatos de Setúbal e os sindicatos do distrito realizaram um plenário distrital de dirigentes, delegados e activistas, durante o qual foi decidida a realização de uma marcha contra o empobrecimento, a ter lugar em vários pontos do distrito, entre os dias 10 e 13 do corrente mês.
O  dirigente da União de Sindicatos de Setúbal, Luis Leitão, referiu que o plenário decorreu “muitíssimo bem e todos os presentes saíram do mesmo muito motivados para levar por diante mais uma jornada de luta contra este Governo e contra a situação a que o país chegou, onde se empobrece a trabalhar devido aos roubos contínuos e à descida sistemática dos salários”.
Luis Leitão salientou ainda que, no distrito de Setúbal, os níveis de desemprego “nunca atingiram números como os que agora apresenta, onde, registados, existem mais de 65 mil desempregados o que representa uma taxa de 18 por cento”. A “asfixia do poder local democrático”, a “colocação em causa dos postos de trabalho”, dando como exemplo o Arsenal do Alfeite e a EMEF, a criação de “mega agrupamentos nas escolas e na saúde”, a pretensão em encerrar “várias estações dos CTT e outros serviços, tais como nos tribunais, prejudicando os trabalhadores e a população, limitando o acesso ao serviço público e às funções sociais do estado, promovendo deste modo mais desemprego, degradando a qualidade do serviço prestado e aumentando os preços e taxas dos serviços prestados à população” foram alguns dos problemas apontados pelo sindicalista para a realização de mais uma acção de luta por parte dos trabalhadores.
Em Setúbal a marcha irá realizar-se no dia 11 (uma quinta-feira) com início marcado para as 10 horas, na Praça do Brasil e desfile até à Avenida Luísa Todi, onde os trabalhadores se irão concentrar, junto ao Coreto. Nesse mesmo dia, às 15 horas, manifestação idêntica terá lugar na Moita, com concentração em Alhos Vedros e desfile até à Baixa da Banheira.
Noutros locais do distrito realizam-se manifestações desta natureza, nomeadamente em Grândola e Santiago do Cacém, no dia 10 e no Barreiro e em Almada, no dia 12.
Esta movimentação culmina no dia 13 com uma concentração no Cais do Sodré, em Lisboa.


Agência de Notícias

Comentários