Palmela queima Judas este sábado


Judas queimado nas ruas de Palmela Antiga

Palmela acolhe mais uma edição da tradicional “Queima do Judas” no dia 30 de Março, sábado de Aleluia. O desfile das associações locais, acompanhadas pela população, tem início às 21h30, no Largo dos Loureiros e percorrerá o Centro Histórico da Vila, até ao Largo de S. João. Em Palmela, esta tradição pascal, foi recuperada em 1995 – depois de anos de esquecimento –  pela mão da autarquia.

Este sábado, em Palmela, há a queima do Judas no Centro Histórico

À luz dos archotes, com o rufar dos tambores a marcar o ritmo, o movimento associativo do concelho irá ditar o destino dos Judas - bonecos de palha com recheio pirotécnico. Cada Judas ouve a leitura do seu testamento, texto teatral que dá voz à crítica e à sátira social, culminando na Queima, gesto simbólico da expiação de pecados e início de uma nova etapa. No final do percurso, será a vez da Câmara Municipal apresentar o seu testamento.
O “ritual teatral” começa no Largo dos Loureiros e propõe um percurso pela vila, “acompanhado por tambores, com paragens em diversos pontos, onde serão lidos o testamento, texto teatral de tom satírico, que aborda temas da actualidade”, diz fonte da autarquia.
O cortejo desfila à luz dos archotes até ao ponto em que o Judas, boneco de palha com recheio pirotécnico, vai conhecer o seu destino e expia, simbolicamente, os males do mundo no ano que passou.
No final da noite, o Bardoada – Grupo do Sarrafo vai actuar no Largo de São João, seguindo-se um espectáculo de fogo-de-artifício.
A Queima do Judas cruza-se, este ano, com o Manifest'Arte, uma iniciativa desenvolvida por um grupo de jovens de Palmela, com o apoio do Okupa – Espaço Juventude do Centro Social de Palmela e em parceria com o Município e várias entidades da vila, no âmbito do Programa Europeu Juventude em Acção. Durante a Queima, o Manifest’Arte vai ler um testamento e realizar uma Marcha pela Tolerância. 
Recuperado em 1995 pela autarquia, este ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da Primavera, proporciona momentos de convívio e animação no núcleo mais antigo da vila.dodge ram

Percurso da Queima do Judas 2013:
Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” | Largo dos Loureiros
AEP Grupo 40 - Palmela| Praça Duque de Palmela
ATA – Ação Teatral Artimanha| Largo D. Afonso Henriques
Largo D. João I
Sociedade Columbófila de Palmela | Cruzamento Rua 31 de Janeiro c/ Rua Hermenegildo Capelo
Okupa| Cruzamento Rua do Passadiço c/ Rua Hermenegildo Capelo
Grupo de Teatro dos Serviços Sociais | Largo Marquês de Pombal
Rua Augusto Cardoso
Sociedade Filarmónica Humanitária | Largo do Passo da Formiga
Bardoada – O Grupo do Sarrafo
Câmara Municipal de Palmela | Largo de São João 

Agência de Notícias 

Comentários