Câmaras ajudam a erguer Tarrafal


Plano Estratégico com Tarrafal com ajuda de autarquias portuguesas


A Câmara de Setúbal aprovou na passada semana, em reunião pública ordinária, o Plano Estratégico da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal, município cabo-verdiano com o qual mantém um protocolo de cooperação.

Municípios portugueses ajudam a melhorar Tarrafal, em Cabo Verde 

O plano surge no seguimento do Acordo Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal, celebrado em 2008, entre aquele território de Cabo Verde e as câmaras municipais de Setúbal, Moita, Grândola, Amadora, Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo, Nisa e Vila Real de Santo António.
A proposta aprovada pela autarquia sadina sublinha que o Plano Estratégico da Rede Intermunicipal, “bem fundamentado e consensual”, permite “a realização de projectos de cooperação devidamente sustentados”, respondendo à “necessidade de definir uma estratégia de cooperação no âmbito do trabalho da rede de municípios portugueses com o Tarrafal”.
Os eixos estratégicos e as acções identificadas no plano que irá ser subscrito pelo município de Setúbal, salienta a proposta, “estão em sintonia com as directivas emanadas no Plano Estratégico do Concelho do Tarrafal”.
Em complemento, a autarquia sadina reconhece que o Plano Estratégico da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal é uma ferramenta essencial para a aplicação de candidaturas a programas de financiamento.
O plano da Rede Intermunicipal define seis eixos de intervenção a realizar no Tarrafal, que determinam acções de cooperação em áreas como a melhoria e o equipamento das infraestruturas de ensino pré-escolar e a aposta na formação profissional e no fomento de um serviço de socorros organizado e adequado à população.
Os restantes eixos de acções incidem no desenvolvimento da economia local, no aumento da eficiência, eficácia e visibilidade da acção institucional e na melhoria das condições de acesso e de utilização das tecnologias de informação e comunicação.

 Agência de Notícias 

Comentários