Almada comemora dia da árvore


Município oferece plantas em troca de materiais recicláveis

Para assinalar a Primavera e o Dia Mundial da Floresta, a Câmara de Almada oferece árvores arbustos e plantas aromáticas a quem entregar materiais recicláveis na Casa Municipal do Ambiente. A iniciativa “Reciclar para Plantar” decorre nos dias 21 e 22 de Março, entre as 10 e as 18 horas.

Almada celebra o dia da Árvore com campanha ambiental 

Quem aderir a esta campanha ambiental poderá ainda frequentar atelieres, gratuitos, para aprender noções básicas sobre como construir hortas em pequenos espaços na cidade, como um logradouro, uma varanda, ou mesmo numa simples floreira.
Os participantes aprendem as boas práticas da horticultura biológica, desde a selecção das culturas, as associações proveitosas entre plantas, o combate a pragas e doenças, os substratos adequados, as ferramentas a utilizar e o fabrico caseiro de composto.
As Eco-trocas contam com o apoio da Quercus, no âmbito do projeto GREEN CORK, e da AMARSUL. Os ateliers  decorrem em parceria com a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.
Todas as espécies são mediterrânicas, ou seja, típicas da flora portuguesa e adaptadas ao clima da nossa região, necessitando de menos água e cuidados, comparativamente a espécies exóticas, oriundas de outras zonas geográficas do planeta.

As trocas em nome do ambiente
Devido a limite de stock, as eco trocas estão limitadas a duas plantas por munícipe. Escolas e outras entidades que pretendam quantidades maiores deverão contactar com antecedência a Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental.
Em troca de cada planta podem ser entregues entre os seguintes materiais recicláveis:
- 10  embalagens de metal (latas, aerossóis, tabuleiros de alumínio e outras embalagens de metal,
- 10  embalagens de cartão para líquidos alimentares (tipo tetra-pack),
- 2  kg  de papel / cartão devidamente acondicionado,
 - 12  garrafas de plástico de 1,5 l de água, sumos ou refrigerantes ou embalagens plásticas de produtos de limpeza
- 20  Garrafas de plástico pequenas,
- 5  Garrafões de plástico de 5 l.
- 30  Sacos de plástico limpos, devidamente acondicionados
-  6  Garrafas de vidro de 0,75 l ou mais
-12  Garrafas pequenas e/ou frascos e boiões de vidro
- 20  Pilhas
As comemorações do Dia da Árvore em Almada integram a “III Semana da Primavera Biológica”, e decorrer até 24 de Março. Este evento de âmbito nacional pretende “dedicar uma semana à promoção do bem-estar individual e colectivo, motivando a sociedade para a adopção de práticas alimentares e hábitos de vida mais saudáveis, ecológicos e sustentáveis”.

Agência de Notícias

Comentários